PRÓ-ENEM/História 2022: uma oportunidade para todos.
1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Stefanny Oliveira Paula,4Vitória Weber Vieira do Nascimento 1COORDENADOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O
Projeto Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM UFMT, tem como objetivo e
intuito de lecionar aulas gratuitas, estilo cursinhos de pré-vestibulares, para
alunos de escola públicas, principalmente, das periferias de Cuiabá. Atualmente
contamos com uma média de 250 estudantes matriculado, que vê uma oportunidade
através do cursinho para realizar o sonho de entrar em um curso superior.
Diante disso, o projeto em suas raízes pedagógicas, busca enquanto impacto
social a prática docente, auxiliando alunos oriundos do Ensino Médio defasando
pelos cortes de verbas e deperecimento do ambiente de ensino que eles são
submetidos, a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tais
iniciativas visam igualar as chances desses estudantes a ingressarem na
Universidade Pública de qualidade e, em contrapartida, estabelecer um espaço
para o aprimoramento da prática docente dos acadêmicos da UFMT em formação. Ao
analisar a extensão, pode-se destacar alguns aspectos muito importante do
projeto, sendo eles: 1) a função primordial dos discente/acadêmico, já que a
tomada de decisões é quase totalmente dos discentes/acadêmicos, por eles
atuarem ativamente em todas as funções necessária para o acontecimento do
projeto: desde o planejamento, organização, aplicação de conteúdo e avaliação;
2) a participação política dos discentes/acadêmicos e, consequentemente, dos
estudantes; 3) as tomadas de decisões coletivas em meio a diálogo e debates de
temas que afligem a comunidade acadêmica, na qual dividimos e discutimos esses temas
mais “sensíveis” com os estudantes do cursinho, pois os futuros ingressantes
nas IES (Instituições de Ensino Superior) precisam estar atentos às demandas
políticas que dificulta e as vezes até inviabiliza nossa permanência nas
universidades; 4) a apresentação dos espaços da UFMT, haja vista que proporciona
os estudantes do cursinho a se familiarizarem com os espaços da universidade
(espaço público), além de facilitar a compreensão dos estudantes dos processos
universitários, do ambiente acadêmico que eles vão vivenciar mais para frente e
do próprio cursinho. No campo da história, ao longo do ano de 2022 foram
designadas 19 aulas sendo elas distribuídas: 6 interdisciplinares, 2 para
revisão de conteúdos e correção de exercícios e 11 para temáticas que o grupo
GEPD/Mais História discutiu e achou pertinente tratar ao longo do cursinho. A participação
no PRÓ-ENEM me viabiliza aperfeiçoamento didático, pedagógico e de prática
docente, sendo um ótimo exercícios prático para nós futuros educadores,
atendendo a esse alunos podemos ajuda lós nos seus objetivos e apreender com eles,
além de fortalecer o papel dos educadores e defensores da educação pública,
gratuita e de qualidade principalmente.