Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM/História 2022: uma oportunidade para todos.

1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Stefanny Oliveira Paula,4Vitória Weber Vieira do Nascimento
1COORDENADOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O Projeto Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM UFMT, tem como objetivo e intuito de lecionar aulas gratuitas, estilo cursinhos de pré-vestibulares, para alunos de escola públicas, principalmente, das periferias de Cuiabá. Atualmente contamos com uma média de 250 estudantes matriculado, que vê uma oportunidade através do cursinho para realizar o sonho de entrar em um curso superior. Diante disso, o projeto em suas raízes pedagógicas, busca enquanto impacto social a prática docente, auxiliando alunos oriundos do Ensino Médio defasando pelos cortes de verbas e deperecimento do ambiente de ensino que eles são submetidos, a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tais iniciativas visam igualar as chances desses estudantes a ingressarem na Universidade Pública de qualidade e, em contrapartida, estabelecer um espaço para o aprimoramento da prática docente dos acadêmicos da UFMT em formação. Ao analisar a extensão, pode-se destacar alguns aspectos muito importante do projeto, sendo eles: 1) a função primordial dos discente/acadêmico, já que a tomada de decisões é quase totalmente dos discentes/acadêmicos, por eles atuarem ativamente em todas as funções necessária para o acontecimento do projeto: desde o planejamento, organização, aplicação de conteúdo e avaliação; 2) a participação política dos discentes/acadêmicos e, consequentemente, dos estudantes; 3) as tomadas de decisões coletivas em meio a diálogo e debates de temas que afligem a comunidade acadêmica, na qual dividimos e discutimos esses temas mais “sensíveis” com os estudantes do cursinho, pois os futuros ingressantes nas IES (Instituições de Ensino Superior) precisam estar atentos às demandas políticas que dificulta e as vezes até inviabiliza nossa permanência nas universidades; 4) a apresentação dos espaços da UFMT, haja vista que proporciona os estudantes do cursinho a se familiarizarem com os espaços da universidade (espaço público), além de facilitar a compreensão dos estudantes dos processos universitários, do ambiente acadêmico que eles vão vivenciar mais para frente e do próprio cursinho. No campo da história, ao longo do ano de 2022 foram designadas 19 aulas sendo elas distribuídas: 6 interdisciplinares, 2 para revisão de conteúdos e correção de exercícios e 11 para temáticas que o grupo GEPD/Mais História discutiu e achou pertinente tratar ao longo do cursinho. A participação no PRÓ-ENEM me viabiliza aperfeiçoamento didático, pedagógico e de prática docente, sendo um ótimo exercícios prático para nós futuros educadores, atendendo a esse alunos podemos ajuda lós nos seus objetivos e apreender com eles, além de fortalecer o papel dos educadores e defensores da educação pública, gratuita e de qualidade principalmente.

PALAVRAS-CHAVE

PRÓ-ENEM. História. Oportunidade