Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Pró-Enem História: uma prática inclusiva e de impacto social colaborativo

1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Leonard Moura de Paula,4Matheus Henrique Matos Paixão
1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O projeto integração Universidade-Sociedade Pró-Enem UFMT, tem o objetivo de atender alunos de escolas públicas da periferia de Cuiabá através de aulas gratuitas na preparação dos jovens estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. Como proposta pedagógica de caráter social preza pela formação de uma equipe grandiosa formada por estudantes de história, da geografia, das ciências sociais e da pedagogia, envolvendo, nestas circunstâncias, alunos de graduação de diversos cursos da UFMT. Os procedimentos metodológicos constituem-se em aulas práticas onde se trabalha com questões de versões anteriores do Enem, onde as aulas são teóricas e/ou experimentais, entrecruzando assim a teoria com a prática de preparação para o exame, cujos alunos recebem total atenção sobre os conteúdos das disciplinas que são utilizadas para absorção de conhecimento, ao mesmo tempo em que são preparados para diversas frentes que o Enem aponta como pré-requisito para obter uma vaga na Universidade. O projeto ajuda diretamente os acadêmicos participantes, as práticas envolvem a pesquisa de material didático, o desenvolvimento dos materiais a serem utilizados, preparação de aulas, desenvolvimento pedagógico e os mesmos são os responsáveis por ministrar as aulas. A esse respeito até este mês de setembro foram ministradas 12 aulas, na qual a equipe de coordenação do projeto deu todo o suporte para que a funcionalidade do mesmo fosse eficaz e exata. Com isso nas aulas, os acadêmicos e os alunos atendidos conseguem fazer suas atribuições em um ambiente mais colaborativo, sociável e produtivo. O projeto movimenta diretamente o poder de transformação social que a educação possui, com isso tenho grande desenvolvimento para a área em minha formação como futuro docente, a educação engloba melhorias e assim tem sido com os alunos atendidos e com os acadêmicos participantes do projeto que me proporcionar sofisticação e amadurecimento docente para me preparar para a sala de aula e o mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE

PRÓ-ENEM. História. Inclusiva