Pró-Enem
História: uma prática inclusiva e de impacto social colaborativo
1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Leonard Moura de Paula,4Matheus Henrique Matos Paixão 1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O
projeto integração Universidade-Sociedade Pró-Enem UFMT, tem o objetivo de
atender alunos de escolas públicas da periferia de Cuiabá através de aulas
gratuitas na preparação dos jovens estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Como proposta pedagógica de caráter social preza pela formação de uma equipe
grandiosa formada por estudantes de história, da geografia, das ciências sociais
e da pedagogia, envolvendo, nestas circunstâncias, alunos de graduação de
diversos cursos da UFMT. Os procedimentos metodológicos constituem-se em aulas
práticas onde se trabalha com questões de versões anteriores do Enem, onde as
aulas são teóricas e/ou experimentais, entrecruzando assim a teoria com a
prática de preparação para o exame, cujos alunos recebem total atenção sobre os
conteúdos das disciplinas que são utilizadas para absorção de conhecimento, ao
mesmo tempo em que são preparados para diversas frentes que o Enem aponta como
pré-requisito para obter uma vaga na Universidade. O projeto ajuda diretamente
os acadêmicos participantes, as práticas envolvem a pesquisa de material
didático, o desenvolvimento dos materiais a serem utilizados, preparação de
aulas, desenvolvimento pedagógico e os mesmos são os responsáveis por ministrar
as aulas. A esse respeito até este mês de setembro foram ministradas 12 aulas, na
qual a equipe de coordenação do projeto deu todo o suporte para que a
funcionalidade do mesmo fosse eficaz e exata. Com isso nas aulas, os acadêmicos
e os alunos atendidos conseguem fazer suas atribuições em um ambiente mais
colaborativo, sociável e produtivo. O projeto movimenta diretamente o poder de
transformação social que a educação possui, com isso tenho grande
desenvolvimento para a área em minha formação como futuro docente, a educação
engloba melhorias e assim tem sido com os alunos atendidos e com os acadêmicos
participantes do projeto que me proporcionar sofisticação e amadurecimento docente
para me preparar para a sala de aula e o mercado de trabalho.