Quando um Cursinho Popular pode nos formar educadores: práticas educativas democráticas,
interdisciplinares e inclusivas (PRÓ-ENEM UFMT/2022)
1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Carlos Ronielle Ferreira de Oliveira,4Marco Antônio da Silva Borges 1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O projeto de Extensão: "PRÓ-ENEM/História-UFMT", tem como a principal finalidade proporcionar a integração da comunidade externa com a Universidade, por meio da formação de conteúdos curriculares obrigatórios no Ensino Médio. Tendo como público alvo estudantes de baixa renda que estejam concluindo o Ensino Médio, a extensão corrobora para a integralização destes com discentes da graduação de diferentes áreas de conhecimento da UFMT. Ademais, é importante salientar a autonomia que os bolsistas e voluntários alcançam mediante a preparação do material didático, preparação das aulas e o desenvolvimento de atividades extracurriculares (como exemplo o Cine-Debate promovido pela História, que visa o estímulo e expansão da formação cultural dos alunos do cursinho, pesquisas de materiais históricos que nos proporciona manusear documentos disponíveis nos Arquivos Públicos e Núcleos de Documentação). Assim, as atividades atribuídas aos colaboradores atendente duas perspectivas: a primeira é a contribuição prática para o futuro educador, a experiência em sala de aula, a dinâmica do conhecimento construído em conjunto com o aluno. Isto lhes oferece elementos experimentais que sofisticam o futuro profissional da educação, com mais recursos discursivos e didáticos para o mercado de trabalho. A segunda contribuição é a distribuição e montagem de um cronograma de aulas, de maneira coletiva e integralizada. A par disso, é importante reiterar que a Extensão além de contribuir para os alunos na sua jornada para entrar em Curso Superior, tenta construir uma consciência crítica sobre a realidade, já que a todo momento existe a preocupação para que os alunos consigam relacionar o material didático apresentado com o mundo a sua volta. Nesse sentido, as aulas interdisciplinares da história com a sociologia e a filosofia cumprem um enorme papel de reflexão do conteúdo dado, pois o conhecimento não é isolado, e sim relacional com o mundo e o mundo é multifacetado com vários aspectos de todas as áreas do conhecimento.