Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

As esferas do Cursinho Comunitário PRÓ-ENEM para além da sala de aula

1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Patrick Cruz Moreira da Silva,4Elaine Cristina Lopes de Barros
1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O Projeto Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM UFMT, que envolve os alunos de inúmeros cursos de graduação da UFMT, surge com o intuito de lecionar aulas gratuitas para alunos de escola públicas das periferias de Cuiabá. Diante disso, o projeto em suas esferas pedagógicas, de resgate social e de prática docente tem como objetivos, auxiliar alunos oriundos do Ensino médio a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e estabelecer um espaço para o aprimoramento da prática docente dos acadêmicos da UFMT. Ao analisar o projeto, pode-se destacar alguns aspectos interessantes do projeto, sendo o primeiro deles o protagonismo discente/acadêmico - a tomada de decisões é quase totalmente dos (as) discentes/acadêmicos, em todas as esferas: de planejamento, organização, execução e avaliação. Em um segundo aspecto podemos destacar a participação política dos (as) discentes/acadêmicos e, consequentemente, dos (as) estudantes. A apresentação dos espaços da UFMT para os (as) estudantes do cursinho é um terceiro aspecto que considero importante, pois a partir dessas visitas e de conversas com os (as) acadêmicos (as), os (as) estudantes passam a conhecer os espaços da universidade (espaço público), além de facilitar a compreensão dos (as) estudantes dos processos universitários e do próprio cursinho. No campo da história, ao longo do ano de 2022 foram designadas 19 aulas sendo elas distribuídas: 6 interdisciplinares, 2 para revisão de conteúdos e correção de exercícios e 11 para temáticas que o grupo GEPD/Mais História discutiu e achou pertinente tratar ao longo do cursinho. No 7° semestre do curso de história, a participação no PRÓ-ENEM colaborou de forma significativa para meu aperfeiçoamento didático, pedagógico e de prática docente, além de fortalecer meu papel enquanto educador e defensor da educação pública, gratuita e de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE

PRÓ-ENEM. História. Cursinho comunitário