As esferas do Cursinho Comunitário
PRÓ-ENEM para além da sala de aula
1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Patrick Cruz Moreira da Silva,4Elaine Cristina Lopes de Barros 1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O Projeto Integração
Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM UFMT, que envolve os alunos de inúmeros cursos
de graduação da UFMT, surge com o intuito de lecionar aulas gratuitas para
alunos de escola públicas das periferias de Cuiabá. Diante disso, o projeto em suas
esferas pedagógicas, de resgate social e de prática docente tem como objetivos,
auxiliar alunos oriundos do Ensino médio a se prepararem para o Exame Nacional
do Ensino Médio (ENEM) e estabelecer um espaço para o aprimoramento da prática
docente dos acadêmicos da UFMT. Ao analisar o projeto, pode-se destacar alguns
aspectos interessantes do projeto, sendo o primeiro deles o protagonismo
discente/acadêmico - a tomada de decisões é quase totalmente dos (as)
discentes/acadêmicos, em todas as esferas: de planejamento, organização,
execução e avaliação. Em um segundo aspecto podemos destacar a participação
política dos (as) discentes/acadêmicos e, consequentemente, dos (as)
estudantes. A apresentação dos espaços da UFMT para os (as) estudantes do
cursinho é um terceiro aspecto que considero importante, pois a partir dessas
visitas e de conversas com os (as) acadêmicos (as), os (as) estudantes passam a
conhecer os espaços da universidade (espaço público), além de facilitar a
compreensão dos (as) estudantes dos processos universitários e do próprio
cursinho. No campo da história, ao longo do ano de 2022 foram designadas 19
aulas sendo elas distribuídas: 6 interdisciplinares, 2 para revisão de
conteúdos e correção de exercícios e 11 para temáticas que o grupo GEPD/Mais
História discutiu e achou pertinente tratar ao longo do cursinho. No 7°
semestre do curso de história, a participação no PRÓ-ENEM colaborou de forma
significativa para meu aperfeiçoamento didático, pedagógico e de prática
docente, além de fortalecer meu papel enquanto educador e defensor da educação
pública, gratuita e de qualidade.