Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

Para além do Ensino: PRÓ-ENEM/ História 2022 e seus horizontes educativos

1Ana Carolina da Silva Borges,2Ana Carolina da Silva Borges,3Luan Fabricio Correa De Souza,4Thaisla Isabella Pinheiro
1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O projeto PRÓ-NEM/História - 2022, é uma iniciativa promovida pelos estudantes e professores dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso que querem agir em prol da melhoria da educação de jovens estudantes de colégios públicos. O projeto consiste em lecionar aulas de todas as disciplinas cobradas no ENEM e passar os conteúdos mais exigidos, auxiliando dessa forma tanto os professores em formação que têm uma oportunidade de exercer a docência além dos estágios obrigatórios, como também os estudantes de escolas públicas e estaduais que, infelizmente, não conseguem alcançar oportunidades de extensão de ensino fora de suas respectivas escolas. O projeto auxilia então na diminuição da desigualdade em oportunidades de acesso à educação vivenciada pelos estudantes brasileiros. Todos os anos os professores de redes públicas e de redes particulares testemunham a diferença dos resultados obtidos pelos estudantes, então, um projeto como o PRÓ-ENEM/História-2022 se faz muito necessário na realidade desses jovens. Como integrantes, na categoria de bolsistas da extensão, em parceria com o grupo GEPD, ofertamos aulas focadas em conteúdos que, normalmente, caem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, a extensão nos proporciona grande auxílio na elaboração dos planos de aulas, na preparação e seleção dos materiais e temas que serão explorados em sala, na construção de materiais próprios do cursinho, nas pesquisas e levantamentos documentais e bibliográficas que realizamos. Em outras palavras, a partir das experiências acessadas na extensão conseguimos, de forma coletiva, gestar e construir espaços educativos de autonomia docente e de práticas democráticas e inclusivas que leva em conta a realidade de nosso público e dos integrantes da extensão. Ademais, as técnicas de ensino ali explorados busca aprimoramento e amadurecimento em diferentes linguagens prezando sempre pela qualidade das aulas e formação docente dos envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE

PRÓ-ENEM. História. Educação.