1ADRIANA QUEIROZ DO NASCIMENTO PINHORATI,2WENDER JORGE LUCIANO DA SILVA,3JOÃO AUGUSTO DOS SANTOS OLIVEIRA,4LUCAS GABRIEL FRANÇA DE AMORIM,5GABRIEL DE MIRANDA SOARES SILVA 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO professoraadrianaqueiroz@gmail.com
RESUMO
Em
tempos de pandemia e mudanças curriculares no processo de formação escolar e
universitária surgem vários desafios tanto para quem está em processo de
formação na universidade, quanto dos estudantes do ensino médio que buscam
ambientes de estudos para ingressar em algum curso em nível superior. Assim,
como alternativa de estudo, o Pró-Enem oferece aos estudantes de escolas
públicas a oportunidade de realizar gratuitamente cursinho preparatório aos
finais de semana. Essa iniciativa, ao mesmo tempo que oferece tal apoio aos
estudantes do ensino médio, também é uma alternativa para que estudantes
universitários tenham a possibilidade de entrar em contato com a sala de aula,
podendo experimentar a didática do ensino de geografia. Para os estudantes do
curso de licenciatura em Geografia, o projeto de extensão permitiu
ressignificar saberes técnicos que envolvem diferentes conteúdos geográficos
trabalhados a partir da geografia física, humana e cartográfica, levando os
estudantes a pensarem em como este conteúdo pode ser trabalhado de forma
dinâmica com estudantes do ensino médio. Tal desafio culminou na oportunidade
de lecionar para diferentes grupos de estudantes, que também abriu espaço para
a discussão de assuntos políticos que envolvem o cotidiano, ultrapassando os
limites geográficos abrindo caminhos para a interdisciplinaridade e de uma
escrita crítica.
O
projeto de extensão contou com o vínculo de 4 estudantes que de forma coletiva
organizaram e prepararam antecipadamente o material trabalhado ao longo das
aulas. Desde o início do ano cumpriram a programação em 11 aulas, abordando
temáticas referentes ao conteúdo da geomorfologia, cartografia, geografia
agrária, geografia urbana, biogeografia e climatologia, geografia regional,
planejamento ambiental, geografia econômica, climatologia e planejamento
ambiental, geopolítica e globalização e geografia da população, que permitiu
estabelecer a interdisciplinaridade e estimulo ao estudo de forma participativa
e significativa.