Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2022 Edição: 13 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM GEOGRAFIA E O ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ

1ADRIANA QUEIROZ DO NASCIMENTO PINHORATI,2WENDER JORGE LUCIANO DA SILVA,3JOÃO AUGUSTO DOS SANTOS OLIVEIRA,4LUCAS GABRIEL FRANÇA DE AMORIM,5GABRIEL DE MIRANDA SOARES SILVA
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
professoraadrianaqueiroz@gmail.com

RESUMO

Em tempos de pandemia e mudanças curriculares no processo de formação escolar e universitária surgem vários desafios tanto para quem está em processo de formação na universidade, quanto dos estudantes do ensino médio que buscam ambientes de estudos para ingressar em algum curso em nível superior. Assim, como alternativa de estudo, o Pró-Enem oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de realizar gratuitamente cursinho preparatório aos finais de semana. Essa iniciativa, ao mesmo tempo que oferece tal apoio aos estudantes do ensino médio, também é uma alternativa para que estudantes universitários tenham a possibilidade de entrar em contato com a sala de aula, podendo experimentar a didática do ensino de geografia. Para os estudantes do curso de licenciatura em Geografia, o projeto de extensão permitiu ressignificar saberes técnicos que envolvem diferentes conteúdos geográficos trabalhados a partir da geografia física, humana e cartográfica, levando os estudantes a pensarem em como este conteúdo pode ser trabalhado de forma dinâmica com estudantes do ensino médio. Tal desafio culminou na oportunidade de lecionar para diferentes grupos de estudantes, que também abriu espaço para a discussão de assuntos políticos que envolvem o cotidiano, ultrapassando os limites geográficos abrindo caminhos para a interdisciplinaridade e de uma escrita crítica. O projeto de extensão contou com o vínculo de 4 estudantes que de forma coletiva organizaram e prepararam antecipadamente o material trabalhado ao longo das aulas. Desde o início do ano cumpriram a programação em 11 aulas, abordando temáticas referentes ao conteúdo da geomorfologia, cartografia, geografia agrária, geografia urbana, biogeografia e climatologia, geografia regional, planejamento ambiental, geografia econômica, climatologia e planejamento ambiental, geopolítica e globalização e geografia da população, que permitiu estabelecer a interdisciplinaridade e estimulo ao estudo de forma participativa e significativa.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia. Ensino. ENEM