Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Atualize! Informática para a melhor idade.

1RAUL VITOR ARANTES MONTEIRO,2EDEMAR JANDERSON DA SILVA,3FRANCISNEY YGHOR NEVES SILVA,4GABRIEL NIEDER SANTOS COSTA,5GERALDO VITTORAZZI DUARTE LEAL,6JOAO VITOR ALVES FONTELLA,7JONATAS WILLIAM SANTOS SILVA,8LEONARDO COLOMBO PANIAGUA,9PAULO HENRIQUE MUNIZ DE PAULA,10RICHARD CESAR DE MATOS BARBOSA,11RODRIGO VIEIRA DE FARIA
1COORDENADOR,2MONITOR,3MONITOR,4MONITOR,5MONITOR,6MONITOR,7MONITOR,8MONITOR,9MONITOR,10MONITOR,11MONITOR
raul.monteiro@ufmt.br

RESUMO

No cenário global, a informática tornou-se fundamental à vida das pessoas. Cada vez mais, a evolução das formas de comunicação e transmissão de informações motiva novos usuários, os quais buscam formas de se manterem atualizados com os avanços tecnológicos. Sabe-se, entretanto, que uma parcela da população não está sendo contemplada com tais evoluções – os idosos. Atento a esses fatos, foi idealizado o projeto de extensão “Atualize – Informática para a melhor idade”, com foco em promover a inclusão digital para membros da terceira idade. O projeto aconteceu durante as manhãs de sábados, sendo promovido um total de doze encontros. A execução do projeto foi divida de modo a ter a cada dia pelo menos um discente para ministrar o curso e outros três discentes como monitores. No total, 10 discentes do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFMT fizeram parte do projeto. A primeiro turma do curso teve 30 alunos, sendo 26 concluintes. Foram abordados aspectos básicos ligados à apresentação das partes do computador, o ambiente Windows, alguns programas comuns e a internet. Tudo isso de uma forma atenciosa, sucinta e prazerosa. Pensa-se que as pessoas da terceira idade, que não cresceram em meio às redes virtuais, possuem dificuldades em aprender quando o assunto é informática. O Projeto “Atualize – Informática para a melhor idade” veio justamente contrapor a essa ideia e apresentar-se um meio de promover a inclusão digital dos idosos, através de uma comunicação mais facilitada e diferente dos participantes do projeto. Além disso, os ministrantes e monitores tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades ao realizar esse tipo de atividade, que não é comum durante a graduação. Por fim, o projeto também propiciou um meio de a comunidade externa se integrar melhor às atividades no meio acadêmico, auxiliando a promoção do reconhecimento da universidade perante à sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Terceira idade. Educação. Informática