Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

2º Seminário de Ensino de Língua Inglesa e sua importância para a Formação Docente

1DOUGLAS EDSON DE ARAUJO RIBEIRO,2Danie Marcelo de Jesus
1MESTRANDO,2DOCENTE
douglasedsonribeiro@gmail.com

RESUMO

Com a crescente demanda pelo ensino de Língua Inglesa no estado de Mato Grosso, houve o acréscimo de carga horária para aulas de Língua Inglesa no Ensino Básico e uma demanda maior de novos profissionais da educação. A Universidade Federal, por meio da Extensão Universitária, tem o papel social de promover eventos e projetos voltados para a comunidade externa, compartilhando saberes e técnicas desenvolvidas em contexto de pesquisa e extensão para professores que atuam no solo da educação pública, com intuito de aprimorá-la cada vez mais. Partindo desse viés, no ano de 2023, a Extensão do Instituto de Linguagens promoveu a segunda edição do Seminário de Ensino de Língua Inglesa, com o objetivo de proporcionar, por meio de apresentação de seminários, um ambiente de troca de saberes e vivências acerca do ensino de Língua Inglesa no contexto de Mato Grosso, com enfoque tanto no desenvolvimento docente dos alunos de Licenciatura, como também na formação continuada a professores da rede básica de ensino. Diversos temas foram apresentados, desde abordagem feminista e ensino da língua, inglesa; até ensino de língua inglesa e Inclusão e atividades divertidas para o ensino da língua inglesa. Um dos seminários chave do evento foi referente ao Ensino De Língua Inglesa Para Alunos Com Deficiência Visual, cujo enfoque apresentado abrangeu a preparação de aulas e materiais adaptados para alunos com deficiência visual como um fator essencial para garantir a inclusão e o acesso à educação, foi apresentado aos professores ferramentas e plataformas virtuais que auxiliam o docente em seu processo de adaptação de materiais para o ensino de Língua Inglesa. O evento contou com a participação de 118 ouvintes, sendo 40% deles professores de escola pública e professores universitários e 60% de discentes de graduação e pós-graduação. Portanto, a Universidade, por meio da Extensão Universitária, abriu portas para que novas abordagens e paradigmas de ensino chegassem a um número considerável de professores e alunos que buscam transformar a sociedade em um sistema mais justo e igualitário.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão; Ensino de Língua Inglesa; Inclusão.