CONHECENDO O CORPO HUMANO: A INSERÇÃO DA COMUNIDADE À EXPERIÊNCIA ANATÔMICA
1Robson Tetsuo Sasaki,2JAMILLE AWAWDEH PIRES DA ROCHA,3MAYRA RAYANE XUMERLE,4GABRIEL ROBERTO SODRÉ ,5SÂMIA RAISSA SOUSA SILVA ,6ROBSON TETSUO SASAKI 1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6COORDENADOR sasakirt@gmail.com
RESUMO
A Anatomia foi um dos primeiros campos de estudo da humanidade e seu conhecimento é primordial para os cursos da área da saúde. O projeto “Conhecendo o corpo humano”, que tem a participação de discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem, oferece, para a comunidade externa (estudantes de graduação, ensinos médio e técnico), visitas a laboratórios que são usados para estudo da Anatomia Humana. O objetivo do projeto é mostrar aos estudantes externos à UFMT os recursos de ensino da universidade, apresentando à comunidade noções sobre a anatomia do corpo humano e a importância de estudá-la. Isto é possível por meio de visitas guiadas aos Laboratórios de Anatomia Humana, Laboratório Morfofuncional e Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico (LATEM). A programação das visitas ocorre por agendamento via e-mail ou pelo perfil no Instagram, onde ocorre a divulgação de ações já realizadas pelo projeto, além de postagens cujos conteúdos tratam sobre informações a respeito do corpo humano. Com as visitas já realizadas, notou-se uma disseminação do conhecimento e inclusive a estimulação para que os alunos da comunidade externa ingressem futuramente na UFMT, já que os mesmos, por meio das visitas, conseguem visualizar a estrutura física e o apoio que a universidade pode fornecer para a sua formação acadêmica. Observa-se, por parte da comunidade, grande entusiasmo com os recursos mostrados, bem como certa curiosidade pelas peças anatômicas naturais apresentadas no Laboratório de Anatomia. Além disso, os visitantes que já estudam em cursos da área da saúde de outras instituições de ensino, relatam a importância do projeto para que estes tenham contato com peças anatômicas naturais, e relatam obter um melhor aproveitamento quanto à assimilação de seus conhecimentos teóricos. Nessa perspectiva, conclui-se que o projeto é uma oportunidade de troca de conhecimentos entre alunos da UFMT e o público externo, de modo que os discentes da equipe executora auxiliam na democratização do conhecimento por meio do acesso aos laboratórios e instigam uma afeição pela Anatomia Humana.