Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Cine & Ensino de História: a ditadura militar brasileira pelas lentes do cinema – da projeção à prática na sala de aula

1Ary Albuquerque Cavalcanti Junior,2VICTORIA BENEVENUTO PARISI,3THAISLA ISABELLA DA SILVA PINHEIRO,4LUCAS CAMPOS DA SILVA
1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
ary.junior@ufmt.br

RESUMO

A temática da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), possui diferentes produções cinematográficas, as quais dentro de suas propostas destacam as lutas políticas, os crimes cometidos pela repressão, bem como as feridas abertas e deixadas em nosso país. Contudo, ao longo dos últimos anos o período passou por uma série de discussões e tentativas de sua negação, algo que chegou às salas de aula dos diferentes níveis educacionais. Nesse contexto, a presente ação de extensão busca compreender junto à docentes da rede básica, universitários e estudantes de graduação como a fonte fílmica pode contribuir pedagogicamente para se pensar e refletir sobre o período ditatorial brasileiro. Não obstante, outra proposta é problematizar as diferentes representações levantadas pelos filmes, debatendo sentidos históricos, possíveis relações anacrônicas e a noção de verdade fílmica, algo que muitas vezes entra em cena no cotidiano de sala de aula. Metodologicamente, a ação de extensão ocorrerá em dois encontros mensais. O primeiro, em formato online, será realizado no canal do Youtube da ação, com a participação de docentes do ensino superior e da rede básica, destacando questões teóricas, bem como os desafios e possibilidades no uso da fonte fílmica. O segundo encontro acontece de forma presencial, sendo exibida uma produção cinematográfica que destaque o período da Ditadura militar (1964-1985). Após a exibição será formada uma roda de conversa, a qual tem o objetivo de levantar propostas e reflexões de como usar o filme exibido em sala de aula. Dentro dos resultados esperados, almejamos contribuir com a construção de saberes e da mobilização de reflexões sobre o uso do filme e da temática da ditadura militar em sala de aula. Além de permitir aos participantes, professores da rede básica de ensino e estudantes da graduação, diferentes perspectivas e possibilidades de como trabalhar a temática e a referida fonte no ensino de história

PALAVRAS-CHAVE

Cinema; Ditadura Militar; Ensino; História