Cine & Ensino de
História: a ditadura militar brasileira pelas lentes do cinema – da projeção à
prática na sala de aula
1Ary Albuquerque Cavalcanti Junior,2VICTORIA BENEVENUTO PARISI,3THAISLA ISABELLA DA SILVA PINHEIRO,4LUCAS CAMPOS DA SILVA 1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO ary.junior@ufmt.br
RESUMO
A temática da Ditadura
Militar no Brasil (1964-1985), possui diferentes produções cinematográficas, as
quais dentro de suas propostas destacam as lutas políticas, os crimes cometidos
pela repressão, bem como as feridas abertas e deixadas em nosso país. Contudo,
ao longo dos últimos anos o período passou por uma série de discussões e
tentativas de sua negação, algo que chegou às salas de aula dos diferentes
níveis educacionais. Nesse contexto, a presente ação de extensão busca compreender
junto à docentes da rede básica, universitários e estudantes de graduação como a
fonte fílmica pode contribuir pedagogicamente para se pensar e refletir sobre o
período ditatorial brasileiro. Não obstante, outra proposta é problematizar as diferentes
representações levantadas pelos filmes, debatendo sentidos históricos,
possíveis relações anacrônicas e a noção de verdade fílmica, algo que muitas
vezes entra em cena no cotidiano de sala de aula. Metodologicamente, a ação de
extensão ocorrerá em dois encontros mensais. O primeiro, em formato online, será
realizado no canal do Youtube da ação, com a participação de docentes do
ensino superior e da rede básica, destacando questões teóricas, bem como os desafios
e possibilidades no uso da fonte fílmica. O segundo encontro acontece de forma
presencial, sendo exibida uma produção cinematográfica que destaque o período
da Ditadura militar (1964-1985). Após a exibição será formada uma roda de
conversa, a qual tem o objetivo de levantar propostas e reflexões de como usar o
filme exibido em sala de aula. Dentro dos resultados esperados, almejamos
contribuir com a construção de saberes e da mobilização de reflexões sobre o
uso do filme e da temática da ditadura militar em sala de aula. Além de
permitir aos participantes, professores da rede básica de ensino e estudantes da
graduação, diferentes perspectivas e possibilidades de como trabalhar a temática
e a referida fonte no ensino de história