Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

MÍDIAS SOCIAIS PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: UM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

1Felipe Thomaz Aquino,2JULIA DORYS MOREIRA CRUZ,3Adrielle Matos dos Santos Bastos Dias,4Gisele Marostica de Oliveira Feitoza Diniz,5Maythe Marques Varzoni,6Jeniffer Ferreira da Silva,7Samuel Paz Bohrer de Andrade,8Felipe Françoso Rosso,9Laura Regina Pinto Leite,10LUCAS MEDEIROS STORTI,11LUIZ HENRIQUE ALVES ANDRADE,12Vitoria Lorrayne Benevides Figueiredo,13Flávia Paiva dos Santos
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,10VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,13VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
felipe.aquino@ufmt.br

RESUMO

O desenvolvimento tecnológico aliado a expansão dos meios de comunicação e mídias sociais, tem proporcionado a divulgação cada vez maior da ciência em diversas plataformas. As mídias sociais permitem a conexão e interação entre as pessoas e se tornaram presentes na rotina do nosso dia a dia. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de conteúdos de cunho científico para divulgação em redes sociais como Instagram, TikTok, Youtube e podcasts. Intitulado de “Ciência sem Moage”, o projeto traz posts diários sobre informações científicas e curiosidades do mundo atual nas supracitadas redes sociais. Para tal, apresenta temas que agregam conhecimento com uma linguagem simples e clara, para conseguir alcançar o máximo de pessoas possível. No Instagram podemos observar a interação entre pessoas de diferentes faixas etárias e diversos níveis de escolaridade através das postagens diárias. No TikTok, são publicados vídeos criativos e explicativos de formas simples e lúdica durante dois dias na semana, alcançando também diversos públicos. O acompanhamento de resultados gerados pelo projeto é feito por meio da análise dos resultados dos seguidores das redes sociais. Até o momento a página apresenta mais de mil e cinquenta seguidores e tem alcançado cerca de mil trezentas e dezoito contas nas postagens. Os números atuais apresentam resultados satisfatórios da divulgação de conhecimento popular que rompem os muros da universidade alcançando pessoas de diversos lugares. Além da utilização das redes sociais, o projeto tem atuado junto a escolas, ações formativas de educadores e até mesmo comunidades com pouco acesso à informação. Através de pequenas apresentações e oficinas, os membros do projeto têm observado bons frutos e pretende-se ampliar essas ações educativas presenciais, buscando recursos financeiros e parcerias.

PALAVRAS-CHAVE

mídias sociais, divulgação, conhecimento, comunicação