PET Engenharia Elétrica nas Escolas: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais voltadas a Educação Especial
1Isaac Fernandes Rodrigues,2Alexandre Vinicius Tavares Zaina ,3Antonio Rucker Filho ,4Gabriel Alves Pereira Silva,5Manoelly Dutra Atala Costa,6Fabricio Parra Santilio 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6COORDENADOR isaac.rodrigues@sou.ufmt.br
RESUMO
A proposta está baseada no uso das tecnologias
educacionais, visando o desenvolvimento da autonomia docente, a inclusão de
Pessoas Com Deficiência (PCDs) e a integração entre tecnologias e educação.
Assim, o PET Elétrica em parceria com o GEOLICC-FOR/PPGE/UFMT e com o Fab
Lab.au UFMT, apresenta este projeto, que objetiva produzir materiais didáticos
e pedagógicos voltados para a educação especial. Os objetivos do projeto são: construir
jogos acessíveis através da engenharia elétrica, considerando a educação dos
alunos com deficiência e os desafios que estes vivenciam; estabelecer parceria
com os profissionais do ensino regular, a fim de disponibilizar jogos
eletrônicos como possibilidade de melhor o desenvolvimento dos alunos; ampliação
da capacidade de atenção, concentração, memorização, raciocínio lógico e coordenação
motora fina do público contemplado com esse projeto. A metodologia baseia-se, inicialmente,
em melhorar modelos de jogos já desenvolvidos pelo grupo e também desenvolver
novos jogos. Posteriormente, todos serão disponibilizados às escolas, onde
serão avaliados por profissionais do ensino básico em um ambiente real de
interação com alunos PCDs. Os resultados obtidos até o momento foram as
atualizações dos jogos iniciais: Conhecendo o Alfabeto, Associação de Colunas e
Labirinto Elétrico, sendo que o primeiro foi reconstruído em sua totalidade, e
os outros dois em forma de protótipos. Espera-se, ainda, desenvolver novos
jogos e verificar a aplicabilidade dos recursos pedagógicos desenvolvidos, nas
salas de aula comuns e nos demais ambientes.
PALAVRAS-CHAVE
Jogos Didáticos. Educação Especial. Acessibilidade