Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

PET Engenharia Elétrica nas Escolas: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais voltadas a Educação Especial

1Isaac Fernandes Rodrigues,2Alexandre Vinicius Tavares Zaina ,3Antonio Rucker Filho ,4Gabriel Alves Pereira Silva,5Manoelly Dutra Atala Costa,6Fabricio Parra Santilio
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6COORDENADOR
isaac.rodrigues@sou.ufmt.br

RESUMO

A proposta está baseada no uso das tecnologias educacionais, visando o desenvolvimento da autonomia docente, a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) e a integração entre tecnologias e educação. Assim, o PET Elétrica em parceria com o GEOLICC-FOR/PPGE/UFMT e com o Fab Lab.au UFMT, apresenta este projeto, que objetiva produzir materiais didáticos e pedagógicos voltados para a educação especial. Os objetivos do projeto são: construir jogos acessíveis através da engenharia elétrica, considerando a educação dos alunos com deficiência e os desafios que estes vivenciam; estabelecer parceria com os profissionais do ensino regular, a fim de disponibilizar jogos eletrônicos como possibilidade de melhor o desenvolvimento dos alunos; ampliação da capacidade de atenção, concentração, memorização, raciocínio lógico e coordenação motora fina do público contemplado com esse projeto. A metodologia baseia-se, inicialmente, em melhorar modelos de jogos já desenvolvidos pelo grupo e também desenvolver novos jogos. Posteriormente, todos serão disponibilizados às escolas, onde serão avaliados por profissionais do ensino básico em um ambiente real de interação com alunos PCDs. Os resultados obtidos até o momento foram as atualizações dos jogos iniciais: Conhecendo o Alfabeto, Associação de Colunas e Labirinto Elétrico, sendo que o primeiro foi reconstruído em sua totalidade, e os outros dois em forma de protótipos. Espera-se, ainda, desenvolver novos jogos e verificar a aplicabilidade dos recursos pedagógicos desenvolvidos, nas salas de aula comuns e nos demais ambientes.

PALAVRAS-CHAVE

Jogos Didáticos. Educação Especial. Acessibilidade