Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Fomentando a Leitura, Reintegração e Identidade: Educação e Oficinas Culturais para Mulheres em Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional em Cuiabá/MT

1Letícia Souza de Arruda,2Ana Maria Marques
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
anamariamarques.ufmt@gmail.com

RESUMO

O Projeto “Educação para e com mulheres em privação de liberdade e egressas do sistema prisional em Cuiabá/Mato Grosso” encontra sua fundamentação no aporte de desenvolver ações que promovam processos formativos e educacionais para e com mulheres privadas de liberdade e de egressas do sistema prisional. Uma das ações do projeto se caracterizou por promover leituras e resenhas de obras literárias realizadas com mulheres que estejam no regime semiaberto, de forma a promover a capacitação, incentivo à leitura e empoderamento das mulheres egressas do sistema prisional, assim como o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos. Para o desenvolvimento das atividades, foram agendados encontros quinzenais que ocorriam em uma sala disponibilizada pelo Departamento de História no bloco IGHD/UFMT, onde era realizado a escolha do livro a ser lido, elaboração e correção das resenhas. Durante os encontros, os conceitos básicos de gramática e interpretação de texto foram discutidos de maneira gradual e de acordo com a observação das dificuldades apresentadas pela participante. Ademais, através da colaboração com o Escritório Social (Fundação Nova Chance), foi conduzido uma oficina cultural-artística de Turbantes com a intencionalidade de abordar significativamente a identidade étnico-racial e a reconstrução identitária, permitindo que as egressas reafirmassem uma narrativa alternativa àquela imposta pela experiência de encarceramento, ao mesmo tempo que se engajassem no desenvolvimento de suas habilidades criativas. Em síntese, a implementação dessas iniciativas viabilizou oportunidades de reinserção dessas mulheres à sociedade de maneira consciente sobre seus direitos, com ênfase no acesso a programas formativos e educacionais que fomentem o desenvolvimento de cultura, autonomia e autoconhecimento. Esses esforços também colaboram na redução das taxas de reincidência de crimes junto ao sistema judicial.

PALAVRAS-CHAVE

Educação. Sistema Prisional. Mulheres privadas de liberdade. Egressas do sistema prisional.