Fomentando a Leitura, Reintegração e
Identidade: Educação e Oficinas Culturais para Mulheres em Privação de
Liberdade e Egressas do Sistema Prisional em Cuiabá/MT
1Letícia Souza de Arruda,2Ana Maria Marques 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR anamariamarques.ufmt@gmail.com
RESUMO
O Projeto “Educação para e com
mulheres em privação de liberdade e egressas do sistema prisional em
Cuiabá/Mato Grosso” encontra sua fundamentação no aporte de desenvolver ações
que promovam processos formativos e educacionais para e com mulheres privadas
de liberdade e de egressas do sistema prisional. Uma das ações do projeto se
caracterizou por promover leituras e resenhas de obras literárias realizadas
com mulheres que estejam no regime semiaberto, de forma a promover a
capacitação, incentivo à leitura e empoderamento das mulheres egressas do
sistema prisional, assim como o aprimoramento de suas habilidades e
conhecimentos. Para o desenvolvimento das atividades, foram agendados encontros
quinzenais que ocorriam em uma sala disponibilizada pelo Departamento de
História no bloco IGHD/UFMT, onde era realizado a escolha do livro a ser lido,
elaboração e correção das resenhas. Durante os encontros, os conceitos básicos
de gramática e interpretação de texto foram discutidos de maneira gradual e de
acordo com a observação das dificuldades apresentadas pela participante.
Ademais, através da colaboração com o Escritório Social (Fundação Nova Chance),
foi conduzido uma oficina cultural-artística de Turbantes com a
intencionalidade de abordar significativamente a identidade étnico-racial e a
reconstrução identitária, permitindo que as egressas reafirmassem uma narrativa
alternativa àquela imposta pela experiência de encarceramento, ao mesmo tempo
que se engajassem no desenvolvimento de suas habilidades criativas. Em síntese,
a implementação dessas iniciativas viabilizou oportunidades de reinserção dessas
mulheres à sociedade de maneira consciente sobre seus direitos, com ênfase no
acesso a programas formativos e educacionais que fomentem o desenvolvimento de
cultura, autonomia e autoconhecimento. Esses esforços também colaboram na
redução das taxas de reincidência de crimes junto ao sistema judicial.
PALAVRAS-CHAVE
Educação. Sistema Prisional. Mulheres privadas de liberdade. Egressas do sistema prisional.