JEITOS DE SER E ESTAR EM
CUIABÁ”: A CIDADE ENQUANTO UM LUGAR DE PERTENCIMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
1Clécia Lino da Silva,2Angela Cristina Lisboa Costa,3Daniela Barros da Silva Freire Andrade 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2MESTRANDO,3ORIENTADOR clecia_lino@hotmail.com
RESUMO
O
presente trabalho refere-se a um projeto de formação continuada de
profissionais da educação desenvolvido no âmbito da extensão universitária,
denominado Cribiás, Crianças Sabidas. O projeto de formação é executado
em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME/Cuiabá) e o Grupo de
Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), tendo como norteadores a Educação
Patrimonial e a Memória Social de Cuiabá. Esse trabalho tem por objetivo ampliar
o repertório de práticas pedagógicas das profissionais de educação, ancoradas
no patrimônio cultural e na preservação histórica cuiabana. Nesse sentido, o
aniversário de Cuiabá 300 anos é tomado como norte, como um amplo espaço
do resgate da memória social e histórica. Teoricamente, esse trabalho
fundamentou-se nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais
(MOSCOVICI, 2010) em sua abordagem ontogenética em articulação com a Teoria
Histórico Cultural (VIGOTSKI, 2009). Para fins metodológicos, tomou-se a
oficina nomeada “Jeitos de Ser e estar em Cuiabá” como estratégia de mediação
para a construção de repertórios das profissionais. A oficina se desenvolveu no
Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, a fim de propiciar interações com as
produções artísticas do poeta Silva Freire, do artista visual Wlademir Dias
Pino e do grafiteiro Babu 78 por meio das quais foram construídas narrativas. Os
resultados encontrados sugerem repertórios ampliados em práticas pedagógicas
anunciadas pelas profissionais da educação, pautadas na memória social e na educação
patrimonial cuiabana. Considera - se que a metodologia do projeto de formação
Cribiás atua como mediadora para mudanças no campo representacional de
profissionais e na ampliação de repertórios pautados nas autorias infantis,
diálogo intergeracional, espaços narrativos e na identidade do lugar/cultural.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de professores, Educação Patrimonial, Autorias Infantis, Memória Social.