Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

EVASÃO NO EDUCURSINHO: EDUCAÇÃO E APROVAÇÃO

1Daniele Caetano da Silva,2Paulo Vinicius de Matos Sousa,3Julia Selva Domingos
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
daniele.silva@ufmt.br

RESUMO

No decorrer dos cinco anos EduCursinho: Educação e Aprovação foi observado um elevado nível de desistência dos alunos beneficiados pelo projeto, seja por conta do horário das aulas ou dificuldade de compreender os conteúdos ministrados nas disciplinas. Logo, identificar fatores que levam a não permanência dos estudantes no curso, é crucial para aprimorar a eficácia educacional, possibilitando a implementação de estratégias direcionadas, além de obter um ambiente mais flexível e adaptado às necessidades dos alunos. Em consequência desses fatos, este estudo teve como finalidade analisar e discutir a respeito dos dilemas educacionais no projeto de extensão EduCursinho: Educação e Aprovação. A coleta de dados sucedeu-se por meio do formulário Google Forms, com estudantes evadidos do projeto de extensão EduCursinho no ano de 2023. Emergiram como fatores preponderantes a perda de interesse pelo curso, a incompatibilidade de horários devido as aulas ocorrerem apenas no período noturno e a dificuldade em compreender os conteúdos ministrados nas disciplinas. Além disso, questões relacionadas a didática e método de ensino dos docentes também se mostraram influentes, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas para auxiliar os professores como recurso pedagógico. Como sugestão para aprimorar as aulas, os alunos evadidos propuseram que seria benéfico promover debates sobre os conteúdos e incorporar a utilização de um projetor de slides durante as aulas, visando a dinamização e aprofundamento do aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE

Evasão. Curso pré-vestibular. Educação.