1Daniele Caetano da Silva,2Paulo Vinicius de Matos Sousa,3Julia Selva Domingos 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO daniele.silva@ufmt.br
RESUMO
No decorrer dos cinco anos EduCursinho: Educação e
Aprovação foi observado um elevado nível de desistência dos alunos beneficiados
pelo projeto, seja por conta do horário das aulas ou dificuldade de compreender
os conteúdos ministrados nas disciplinas. Logo, identificar
fatores que levam a não permanência dos estudantes no curso, é crucial para
aprimorar a eficácia educacional, possibilitando a implementação de estratégias
direcionadas, além de obter um ambiente mais flexível e adaptado às
necessidades dos alunos. Em consequência desses fatos, este estudo teve como finalidade analisar e discutir a
respeito dos dilemas educacionais no projeto de extensão EduCursinho: Educação
e Aprovação. A coleta de dados sucedeu-se por meio do
formulário Google Forms, com estudantes
evadidos do projeto de extensão EduCursinho no ano de 2023. Emergiram como
fatores preponderantes a perda de interesse pelo curso, a incompatibilidade de
horários devido as aulas ocorrerem apenas no período noturno e a dificuldade em
compreender os conteúdos ministrados nas disciplinas. Além disso, questões
relacionadas a didática e método de ensino dos docentes também se mostraram
influentes, bem como a utilização de ferramentas tecnológicas para auxiliar os
professores como recurso pedagógico. Como sugestão para aprimorar as aulas, os
alunos evadidos propuseram que seria benéfico promover debates sobre os
conteúdos e incorporar a utilização de um projetor de slides durante as aulas,
visando a dinamização e aprofundamento do aprendizado.