BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA PRATICANTES COM PARALISIA CEREBRAL
1LISIANE PEREIRA DE JESUS,2Cely Marini Melo e Oña,3Sabrina Fontes Lima Campos,4Vanessa Rayara Abati Voltolini 1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO lisianejesus8@gmail.com
RESUMO
A equoterapia é uma abordagem terapêutica cujo principal objetivo é promover melhorias físicas, emocionais e psicológicas em praticantes com deficiências físicas e mentais, utilizando o cavalo como parte central do tratamento. O “Projeto Spirit: equoterapia para crianças com microcefalia, paralisia cerebral e Síndrome de Down” é um projeto de extensão oferecido pelo Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o qual visa proporcionar a melhora do desenvolvimento físico, motor, social, de fala, consciência corporal e outros objetivos que almejam ser alcançados. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre os praticantes que participam do projeto de extensão, dentre esses praticantes, um participa desde o mês de julho de 2022 e o outro desde o mês de junho de 2023. Os praticantes participantes deste projeto vêm sendo atendidos semanalmente em sessões com trinta minutos de duração, onde todas são documentadas em relatórios. Em relação aos exercícios realizados com os praticantes, são propostos exercícios de alongamento, equilíbrio, controle postural e concentração. Com os avanços das sessões foi possível observar as evoluções dos praticantes. De início, percebeu-se que ambos os praticantes apresentavam dificuldades em realizar os alongamentos e os exercícios propostos, além disso, o praticante que iniciou os atendimentos em 2023 apresentava complicações em manter o alinhamento postural. Atualmente os praticantes apresentaram melhoras nesses determinados fatores, tendo maior controle postural e maior facilidade de executar os exercícios recomendados. Conclui-se que a equoterapia possibilita benefícios a pessoas com paralisia cerebral, melhorando sua independência, estimulação corporal e habilidades sensoriais e motoras. Assim, atividades que se propõe a melhorar o desenvolvimento físico e psíquico de pessoas com deficiência conduzem o indivíduo a uma melhora de sua condição e sua qualidade de vida.