APLICAÇÃO DO MÉTODO VERAH COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA
MICROBACIA URBANA DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE MT
1DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO,2Ibraim Fantin Cruz,3DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO,4Rossean Golin 1OUTROS,2ORIENTADOR,3OUTROS,4OUTROS dani_figueiredo@uol.com.br
RESUMO
Neste trabalho é apresentada a descrição das
atividades do projeto de extensão desenvolvido em 2018 na escola Estadual
Ernandy M. Baracat, em Várzea Grande (MT), em conjunto com o Departamento de
Eng. Sanitária e Ambiental e o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos. Neste
projeto, foi adotado o método VERAH (V-Vegetação; E-Erosão; R-Resíduos; A-Água;
H-Habitação) para realizar um diagnóstico ambiental em uma microbacia urbana, envolvendo
alunos e professores da escola, como instrumento de ensino interdisciplinar e
de educação ambiental. Este diagnóstico participativo da qualidade ambiental da
microbacia urbana, na qual está inserida a escola e sua comunidade, foi
efetuado em duas etapas: Planejamento/Preparação e Execução. O diagnóstico foi integrado, discutido e
apresentado na escola e na comunidade, onde foram elaboradas proposições de
ações para melhoria das condições ambientais da microbacia. Dentre as ações,
duas foram executadas: mutirão de limpeza e plantio de árvores no entorno da
Lagoa do Jacaré. Constatou-se
que o aprendizado do método VERAH de pesquisa-ação ocorreu em todo o
desenvolvimento do projeto, demonstrando ser um método eficaz como instrumento
de EA, na construção e/ou identificação de saberes e como forma de compreensão
integrada da realidade social e ambiental na qual está inserida e escola e onde
vive a maioria da comunidade escolar. 
PALAVRAS-CHAVE
Poluição; Qualidade da água; Resíduos sólidos; Interdisciplinar