Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

APLICAÇÃO DO MÉTODO VERAH COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA MICROBACIA URBANA DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE MT

1DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO,2Ibraim Fantin Cruz,3DANIELA MAIMONI DE FIGUEIREDO,4Rossean Golin
1OUTROS,2ORIENTADOR,3OUTROS,4OUTROS
dani_figueiredo@uol.com.br

RESUMO

Neste trabalho é apresentada a descrição das atividades do projeto de extensão desenvolvido em 2018 na escola Estadual Ernandy M. Baracat, em Várzea Grande (MT), em conjunto com o Departamento de Eng. Sanitária e Ambiental e o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos. Neste projeto, foi adotado o método VERAH (V-Vegetação; E-Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) para realizar um diagnóstico ambiental em uma microbacia urbana, envolvendo alunos e professores da escola, como instrumento de ensino interdisciplinar e de educação ambiental. Este diagnóstico participativo da qualidade ambiental da microbacia urbana, na qual está inserida a escola e sua comunidade, foi efetuado em duas etapas: Planejamento/Preparação e Execução. O diagnóstico foi integrado, discutido e apresentado na escola e na comunidade, onde foram elaboradas proposições de ações para melhoria das condições ambientais da microbacia. Dentre as ações, duas foram executadas: mutirão de limpeza e plantio de árvores no entorno da Lagoa do Jacaré. Constatou-se que o aprendizado do método VERAH de pesquisa-ação ocorreu em todo o desenvolvimento do projeto, demonstrando ser um método eficaz como instrumento de EA, na construção e/ou identificação de saberes e como forma de compreensão integrada da realidade social e ambiental na qual está inserida e escola e onde vive a maioria da comunidade escolar. 

PALAVRAS-CHAVE

Poluição; Qualidade da água; Resíduos sólidos; Interdisciplinar