Utilização de Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) na atenção primária à saúde de Cuiabá-MT.
1Ezilaine Drigo do Nascimento,2Luana Maria Queiroz Cocola,3Amanda de Sene Beni ,4Nathan Marcondes Freitas Leite,5Ana Julya Santos Ribeiro ,6Amanda Ribeiro Lopes de Souza ,7Lorena Barbosa Fonseca 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7COORDENADOR AUTOR lorena.fonseca@ufmt.br
RESUMO
As Tecnologias da
Comunicação e Informação (TIC) na área da saúde têm sido cada vez mais
utilizadas em função da importante contribuição para os Sistemas de Informação
em Saúde (SIS), especialmente a partir da instituição da Política Nacional de
Informação e Informática em Saúde em 2016. Entre as TIC estão os Sistemas de
Informação em Saúde, telessaúde, inteligência artificial e comunicação em
nuvem, entre outros. O uso das TIC favorece a vigilância em saúde, a gestão dos
serviços de saúde, além de favorecer a integração entre os serviços de saúde e
os usuários, promovendo maior horizontalidade e integralidade do cuidado. O
objetivo do estudo foi identificar as principais ferramentas de TIC utilizadas
na APS e as dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde. A
preceptoria do GT “Comunicação e Saúde” do PET-Saúde DCNT selecionou 4 unidades
básicas de saúde do município de Cuiabá para realização de visita guiada por
formulário com o objetivo de observação da prática profissional e realização de
entrevistas com a gestão e profissionais da unidade. Foram realizadas um total
de 14 visitas com duração de 4 horas cada, por duplas de acadêmicos vinculados
ao PET Saúde. Observou-se que as unidades de saúde possuem acesso à
internet, entretanto foram comuns relatos de falha no sinal da internet em dias
de chuva. O sistema e-SUS é a TIC mais utilizada. Também foi observado o uso do
software Excel e do aplicativo de mensagens WhatsApp®. Entre as dificuldades,
observou-se o preenchimento das informações na íntegra no e-SUS, o uso do Excel
foi considerado trabalhoso e passível de erro de registro, uma vez que as
atualizações não são salvas automaticamente e que pode ocorrer sobredigitação
de dados. O aplicativo WhatsApp foi mencionado como TIC utilizada para
agendamento de consultas, comunicação direta entre usuários e unidade de saúde
para esclarecimento de dúvidas e informações. Os resultados sugerem necessidade
de investimento para um efetivo uso das TIC na APS considerando o potencial para
a melhoria do processo de trabalho das equipes de saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Tecnologia da Informação e Comunicação. Atenção Primária à Saúde. PET-Saúde.