Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

PROGRAMA PREVINE BRASIL: ANÁLISE DOS INDICADORES RELACIONADOS ÀS DOENÇAS CRÔNICO NÃO TRANSMISSÍVEIS, NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, NO PERÍODO DE 2022 A 2023.

1Jocilene de Carvalho Miraveti,2Elisete Duarte,3Francine Nesello Melanda,4Isabella Rodrigues da Silva Felix,5Renata Vitória Aparecida Santos
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
jocilenecanova@gmail.com

RESUMO

Introdução: O programa Previne Brasil (PPB) tem o propósito de promover um novo modelo de financiamento e ampliar o acesso à Atenção Primária à Saúde (APS). Dentre os 7 indicadores acompanhados pelo PPB, 3 são relacionados às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). As DCNT estão associadas à importante parcela da morbi mortalidade em Cuiabá. Objetivo: Analisar o comportamento dos indicadores do PPB relacionados às DCNT, no município de Cuiabá/MT, no período de 2022/2023. Métodos: O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Pet Saúde. Os indicadores selecionados foram: i) proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; ii) proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida; e iii) proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. A análise considerou os indicadores, nos três quadrimestres de 2022 e no primeiro quadrimestre de 2023. Os dados foram obtidos na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. A análise levou em conta as metas do PPB e gráficos e tabelas foram elaborados por meio do Excel. Resultados: Em relação à proporção de mulheres com citopatológico na APS, foi observado pequena variação no primeiro e último quadrimestres analisados (9 e 11%, respectivamente). Nenhum município da Baixada Cuiabana atingiu a meta (40%) para este indicador. A proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida ficou distante da meta (50%) durante todo o período analisado e variou de 12 para 13%. A proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada na APS ficou também distante da meta (50%), ainda que o indicador tenha apresentado um pequeno incremento a cada quadrimestre, variando de 7 a 11%. Conclusão: Observou-se discreto aumento de cobertura nos três indicadores analisados, no entanto distante das metas do PPB. O aprimoramento das ações estratégicas da APS, o grau de implantação do PPB e a melhoria no registro das ações devem ser levados em conta para o alcance das metas e para não comprometer o repasse de recursos ao município.

PALAVRAS-CHAVE

Atenção Primária à Saúde. Doenças Crônicas não Transmissíveis. Indicadores de Serviços.