Universidade Federal de Mato Grosso
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Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CUIABÁ

1Sueli Fanizzi,2Fabiana de Castro Silva
1COORDENADOR,2MESTRANDO
suelifanizzi@gmail.com

RESUMO

O Projeto de Extensão consistiu em duas ações: uma ação formativa, desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2022, na modalidade online, com dois encontros presenciais, destinada a professores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, que ensinam Matemática no 5º ano e um encontro virtual de culminância e finalização do Projeto de Extensão. A primeira ação foi realizada de acordo com o planejado, uma vez que a formação em Matemática com professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá ocorreu dentro do previsto, com encontros síncronos e atividades assíncronas semanais, desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT, ao longo de 16 semanas, entre agosto e dezembro de 2022. O temas abordados corresponderam às escolhas dos professores, que foram indicadas em questionário prévio, respondido no início do ano. A ação B correspondeu à culminância da ação formativa, quando os cursistas e demais participantes tiveram a oportunidade de retomar aspectos de naturezas conceitual e metodológica abordados ao longo do semestre e de apresentar uma avaliação do trabalho desenvolvido. De modo geral, concluímos que é fundamental, aos professores "dos anos finais" dos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º anos), participarem de ações formativas específicas para esses anos de escolaridade. No tocante ao ensino da Matemática, os conceitos explorados começam a ganhar complexidade e, se o professor não tiver pleno domínio das ideias neles embutidas, dificilmente conseguirá desenvolver um ensino que atenda às exigências curriculares e que, sobretudo, acompanhe a construção do conhecimento matemático realizada por seus alunos. Ao longo das semanas, os docentes manifestaram encantamento pela Matemática que "descobriam" e passavam a compreender. E, mais seguros com a prática pedagógica da Matemática, parte dos cursistas desenvolvia, recorrentemente, as atividades propostas na ação formativa com seus alunos. Ficavam ainda mais encantados quando percebiam o envolvimento e a participação dos discentes, o que os estimulava na aprendizagem da Matemática. Dessa forma, podemos afirmar que o principal objetivo deste Projeto, que consistiu em propor uma ação formativa com base em três dimensões dos saberes docentes (conceitual, metodológica e interpretativa), relacionadas à Matemática, foi inteiramente alcançado.

PALAVRAS-CHAVE

formação de professores, anos iniciais, ensino de Matemática