PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1Nilza Cristina Gomes de Araujo,2Flávia Cristina da Silva Lena,3ELISA DE ARRUDA E SILVA 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO nilza.araujo@ufmt.br
RESUMO
O curso de extensão PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, foi um curso que se propôs ser contribuição para a oferta de educação contextualizada às realidades de suas populações, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas do Campo, articulando-se a isso a iniciativa de articular e consolidar parcerias entre os sistemas Federal, Estadual e Municipal e os Movimentos Sociais para o fortalecimento da Educação do Campo de Mato Grosso. Seus objetivos se constituíram em: a) analisar, discutir e se apropriar dos fundamentos teóricos e da produção do conhecimentos sobre a pedagogia histórico-crítica e sua aplicação nas escolas do Campo, em específico para as Classes Multisseriadas; b) discutir e apresentar possibilidades metodológicas de organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do campo; c) contribuir com a elevação do pensamento teórico – atitude crítica – dos professores das escolas do campo frente a projetos e programas para classes multisseriadas no campo; d) elaborar projeto de intervenção pedagógica de desenvolvimento de material didático em classe multisseriada voltados à cultura pedagógica da escola do campo. A metodologia proposta neste curso teve como base a Pedagogia da Alternância nas atividades do Tempo Universidade que aconteceram mensalmente em encontros nos dias de quinta, sexta e sábado, onde foram trabalhadas 30h de cada componente curricular, por meio de atividades, como: a) aulas expositivas dialogadas; b) seminários temáticos; c) trabalhos em grupo; d) pesquisas de fontes; e) dinâmicas de grupo; f) elaboração de situações problema; g) estudos de caso; h) estudo dirigido; i) visitas a experiências e projetos de campo; j) elaborações de projetos; k) artigos científicos e 15h de cada componente curricular destinadas ao desenvolvimento do Tempo Comunidade Como resultados, das sessenta vagas ofertadas, tivemos cinquenta cursistas que concluíram este programa no mês de maio de 2023.
PALAVRAS-CHAVE
Escola da Terra. Educação do Campo. Práticas Pedagógicas