Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ÁREA MATERNO-INFANTIL NA MODALIDADE ONLINE E PRESENCIAL

1Ana Maria Nunes da Silva,2Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes,3Alice Milani Nespollo,4Letícia dos Santos Dias,5Graziely Gonçalves de Queiroz,6Endilly Kaenna Santos Moitinho,7Raiza Aparecida da Costa Nascimento,8Melissa Teodoro Marcoski da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8BOLSISTA DE EXTENSÃO
ana.silva3@ufmt.br

RESUMO

Introdução: As tecnologias educativas em saúde constituem-se em instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Elas permitem a abordagem de pessoas para a interação nos espaços de produção de ações voltadas para o conhecimento, com repercussões na qualidade de saúde das mesmas. Objetivo: Relatar a experiência do Projeto de Extensão “Ninho do Cuidado-Cuiabá” no uso de tecnologias educativas em saúde, online e presenciais, voltadas às mulheres vulneráveis (mães, gestantes e puérperas), recém-nascidos e crianças. Procedimentos metodológicos: o projeto, da Universidade Federal de Mato Grosso/Faculdade de Enfermagem, é vinculado ao “Programa Ninho do Cuidado no Mato Grosso”. Nele são desenvolvidas ações de educação em saúde presencial em uma Unidade Básica de Saúde-UBS em Cuiabá, e, online, de forma articulada ao campus de Sinop-MT, através do Instagram do Programa e uso de aplicativos de vídeo chamada para reuniões integradas. A equipe é composta por docentes-doutoras e discentes de Enfermagem, acadêmico de Ciência da computação, psicóloga e enfermeira da UBS. O projeto iniciou em maio/2023. Resultados: Na UBS houve um encontro com os profissionais de saúde para apresentação do projeto, e dois com as gestantes, sendo abordado os aspectos emocionais e as mudanças fisiológicas da gravidez. Das tecnologias utilizadas, destacam-se os recursos: rodas de conversa, dinâmicas de interação em grupo, folders, manequins bebês e modelos anatômicos de desenvolvimento fetal, mamas e abdome gravídico. Na modalidade online foram produzidos vídeos, posts e reels. Enquete e quiz foram compartilhados nos stories. Via Google Meet ocorreram as imersões para aprofundamento de temas de interesse da área. Considerações finais: As tecnologias têm facilitado o acesso à informação, a construção do conhecimento e a interação entre os participantes. O uso das tecnologias educativas, quando bem orientadas pelo objetivo/finalidade da ação e consideradas as suas especificidades, mostram-se relevantes para a articulação da Universidade-comunidade e para a promoção da saúde de mulheres.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde da mulher. Educação em saúde. Tecnologias.