TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
EM SAÚDE: RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ÁREA MATERNO-INFANTIL NA
MODALIDADE ONLINE E PRESENCIAL
1Ana Maria Nunes da Silva,2Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes,3Alice Milani Nespollo,4Letícia dos Santos Dias,5Graziely Gonçalves de Queiroz,6Endilly Kaenna Santos Moitinho,7Raiza Aparecida da Costa Nascimento,8Melissa Teodoro Marcoski da Silva 1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8BOLSISTA DE EXTENSÃO ana.silva3@ufmt.br
RESUMO
Introdução: As tecnologias educativas em saúde
constituem-se em instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem.
Elas permitem a abordagem de pessoas para a interação nos espaços de produção
de ações voltadas para o conhecimento, com repercussões na qualidade de saúde
das mesmas. Objetivo: Relatar a
experiência do Projeto de Extensão “Ninho do Cuidado-Cuiabá” no uso de
tecnologias educativas em saúde, online e presenciais, voltadas às mulheres
vulneráveis (mães, gestantes e puérperas), recém-nascidos e crianças. Procedimentos metodológicos: o projeto, da Universidade Federal de
Mato Grosso/Faculdade de Enfermagem, é vinculado ao “Programa Ninho do Cuidado
no Mato Grosso”. Nele são desenvolvidas ações de educação em saúde presencial
em uma Unidade Básica de Saúde-UBS em Cuiabá, e, online, de forma articulada ao
campus de Sinop-MT, através do Instagram do Programa e uso de aplicativos de
vídeo chamada para reuniões integradas. A equipe é composta por docentes-doutoras
e discentes de Enfermagem, acadêmico de Ciência da computação, psicóloga e
enfermeira da UBS. O
projeto iniciou em maio/2023. Resultados: Na UBS houve um encontro com os
profissionais de saúde para apresentação do projeto, e dois com as gestantes,
sendo abordado os aspectos emocionais e as mudanças fisiológicas da gravidez.
Das tecnologias utilizadas, destacam-se os recursos: rodas de conversa,
dinâmicas de interação em grupo, folders, manequins bebês e modelos
anatômicos de desenvolvimento fetal, mamas e abdome gravídico. Na modalidade online foram
produzidos vídeos, posts e reels. Enquete e quiz foram compartilhados nos
stories. Via Google Meet ocorreram as imersões para aprofundamento de temas de
interesse da área. Considerações finais: As tecnologias têm facilitado o
acesso à informação, a construção do conhecimento e a interação entre os
participantes. O uso das tecnologias educativas, quando bem orientadas pelo
objetivo/finalidade da ação e consideradas as suas especificidades, mostram-se
relevantes para a articulação da Universidade-comunidade e para a promoção da
saúde de mulheres.