Preservação
da história e memória da educação por meio da digitalização e catalogação da documentação
escolar
1Marijâne Silveira da Silva,2Elizabeth Figueiredo de Sá,3Karoline Aparecida Soares do Nascimento,4Jéssica Cristina dos Santos de Siqueira 1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO mjanesilva@gmail.com
RESUMO
Este trabalho está vinculado ao projeto de extensão aprovado
em edital da UFMT, intitulado de “Digitalização
da documentação da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller/
Cuiabá-MT” e contou com apoio da Fapemat. Foi desenvolvido como uma das ações
extensionistas realizadas pelo GEM - Grupo de Pesquisa História da Educação e
Memória, que vem se dedicando há mais de 30 anos a estudos, pesquisas, extensões
e difusão da produção do conhecimento na área. Neste sentido, este trabalho tem
como objetivo contribuir para a preservação da história e memória da educação
por meio da digitalização e catalogação dos documentos de uma instituição
escolar com mais de 140 anos de existência. Metodologicamente, trata-se de uma
pesquisa documental, realizada por meio de várias etapas como: coleta, seleção,
preparo, organização, digitalização, catalogação e devolução dos documentos ao arquivo
da escola. Até o presente momento foram alcançados como resultados a digitalização
e catalogação de 373 documentos, dentre estes estão livros de relatórios, atas,
diários escolares, ponto docente e de funcionários, portarias, registros de
matrícula e boletim dos discentes. Tais documentos são datados dos anos de 1890
a 1971, indicam uma predominância de acervos preservados da década de 1930 e
uma quantidade expressiva de relatórios mensais da Inspetoria Federal de
Ensino. Os resultados indicam ainda a importância do trabalho para a preservação
dos documentos escolares, uma vez que muitos estão se deteriorando e a catalogação
se configura como um empreendimento de grande importância para a UFMT, para a
comunidade escolar e para a sociedade, pois possibilita democratizar o acesso
às informações e o desenvolvimento de novas pesquisas. Por serem de domínio
público, as fontes digitalizadas serão socializadas por meio da publicação de
um catálogo que está em fase de elaboração a partir dos ver betes gerados, bem
como nas bases de dados do GEM/UFMT, para a equipe gestora da escola e arquivadas
em mídias digitais.
PALAVRAS-CHAVE
Preservação. Digitalização-Catalogação. História da Educação.