Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Preservação da história e memória da educação por meio da digitalização e catalogação da documentação escolar 

1Marijâne Silveira da Silva,2Elizabeth Figueiredo de Sá,3Karoline Aparecida Soares do Nascimento,4Jéssica Cristina dos Santos de Siqueira
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
mjanesilva@gmail.com

RESUMO

Este trabalho está vinculado ao projeto de extensão aprovado em edital da UFMT, intitulado de “Digitalização da documentação da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller/ Cuiabá-MT” e contou com apoio da Fapemat. Foi desenvolvido como uma das ações extensionistas realizadas pelo GEM - Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória, que vem se dedicando há mais de 30 anos a estudos, pesquisas, extensões e difusão da produção do conhecimento na área. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para a preservação da história e memória da educação por meio da digitalização e catalogação dos documentos de uma instituição escolar com mais de 140 anos de existência. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, realizada por meio de várias etapas como: coleta, seleção, preparo, organização, digitalização, catalogação e devolução dos documentos ao arquivo da escola. Até o presente momento foram alcançados como resultados a digitalização e catalogação de 373 documentos, dentre estes estão livros de relatórios, atas, diários escolares, ponto docente e de funcionários, portarias, registros de matrícula e boletim dos discentes. Tais documentos são datados dos anos de 1890 a 1971, indicam uma predominância de acervos preservados da década de 1930 e uma quantidade expressiva de relatórios mensais da Inspetoria Federal de Ensino. Os resultados indicam ainda a importância do trabalho para a preservação dos documentos escolares, uma vez que muitos estão se deteriorando e a catalogação se configura como um empreendimento de grande importância para a UFMT, para a comunidade escolar e para a sociedade, pois possibilita democratizar o acesso às informações e o desenvolvimento de novas pesquisas. Por serem de domínio público, as fontes digitalizadas serão socializadas por meio da publicação de um catálogo que está em fase de elaboração a partir dos ver betes gerados, bem como nas bases de dados do GEM/UFMT, para a equipe gestora da escola e arquivadas em mídias digitais.

PALAVRAS-CHAVE

Preservação. Digitalização-Catalogação. História da Educação.