Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM Química

1Michelle Fernanda Brugnera,2Cristiano Jose Baco,3 Alexandra Vitória Soares Franzan,4Ana Caroline Silva de Assis
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
michellebrugnera@gmail.com

RESUMO

O Programa “Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM” foi criado em 2016 com o objetivo de para auxiliar estudantes de escolas públicas da periferia da grande Cuiabá a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a maior dificuldade dos estudantes de Mato Grosso é na área de ciências naturais. Embora alunos do curso de Química (Bacharelado e Licenciatura) participem de programa desde sua criação, este é o primeiro ano que o curso de Química participa do programa como uma atividade de extensão, desta forma possibilitando a interação transformadora entre UFMT e cidadãos em situação de vulnerabilidade social, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Assim, o presente projeto tem como objetivo ministrar aulas de Química e suas tecnologias para estudantes oriundos do ensino público de Mato Grosso, contribuindo com a formação de estudantes do ensino médio e possibilitando melhores resultados no ENEM, e consequentemente um maior acesso à universidade pública. Além disso, o projeto também contribui no processo de formação dos discentes do curso de Química, que ministram aulas no cursinho PRÓ-ENEM. O programa iniciou com a participação de 95 alunos, divididos em três turmas, contudo, atualmente conta com apenas 60 alunos frequentando. Dentre as atividades desenvolvidas pelos estudantes da Química, destacamos aulas expositivas, banco de questões disponível online, disponibilização de vídeo aulas e monitorias. Além de deficiência nos componentes curriculares, os participantes do programa têm enfrentado vários desafios, como a falta de lugar apropriado para desenvolvimento das atividades, e uma grande evasão devido a dificuldades com transporte e alimentação. Portanto, é evidente a necessidade de um maior incentivo a atividades dessa natureza, que contribuem muito para a inserção social e minimização da desigualdade social.

PALAVRAS-CHAVE

cursinho; inclusão, química