Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Para Entender a Terra - Ações Tecnológicas

1Dalila Pexe Plens,2Anny Gabriele da Silva Oliveira Dias,3Ruan Felipe Guimarães Peno,4Jaqueline Oliveira Inocencio,5Maria Eduarda Oliveira Santana,6Anna Julia Queiroz Soares,7Roger Luan Costa Almeida,8Bruno Rodrigues de Oliveira
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8DOCENTE
dalila.plens@ufmt.br

RESUMO

O projeto “Para Entender a Terra – Ações Tecnológicas” faz parte do Programa de Extensão “Divulgação das Ciências da Terra”, do curso de Geologia Faculdade de Geociências desta universidade. O propósito do projeto é oportunizar a interação entre os alunos do oitavo e nono ano da Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins e os graduandos do curso de Geologia através de aulas, exposições e rodas de conversas presenciais sobre temas que abranjam geologia introdutória. A partir desta troca de saberes entre as partes envolvidas objetiva-se expandir os limites físicos e compartilhar o conhecimento construído/dividido até então por meio da mídia social, onde os próprios alunos da escola, juntamente com os graduandos do curso de geologia se verão como protagonistas. As redes sociais escolhidas são o YouTube, onde os estudantes da graduação e os alunos da escola em foco compartilham em um canal os temas trabalhados anteriormente nas aulas; e o Instagram que conta com postagens incluindo imagens, vídeos e textos de qualidade. Trazer as mídias sociais para o projeto foi uma forma de dissolver as barreiras físicas da sala de aula e compartilhar essa ciência encantadora chamada geologia. Lá, os usuários podem comentar, compartilhar e fazer perguntas sobre o projeto, gerando discussões e trocas de informações relevantes. Importante salientar que a divulgação das ciências geológicas é apenas uma pequena parte do que pretendemos; em uma visão mais ampla, esta troca de vivências entre graduandos e alunos pode mostrar aos estudantes da escola foco que esta universidade gratuita e de qualidade é também deles e para eles, e que há a possibilidade de escrever trajetórias diferentes e um tanto positivas quando comparadas às que tradicionalmente eles vêm presenciando em suas famílias.

PALAVRAS-CHAVE

Divulgação das Geociências; Geologia na Escola; Extensão universitária com a Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins.