CARTOGRAFIAS
DE BACHELARD: EDUCOMUNICAÇÃO E JUSTIÇA CLIMÁTICA
1ROBERTA MORAES SIMIONE,2ROBERTA MORAES SIMIONE,3MICHELE SATO,4GISELE DALLA NORA,5DENIZE APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM 1DOUTORANDO,2DOUTORANDO,3OUTROS,4ORIENTADOR,5DOUTORANDO robertamoraes01@gmail.com
RESUMO
Por meio da Fundação
de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), o GPEA - Grupo Pesquisador em
Educação Ambiental, Comunicação e Arte da Universidade Federal de Mato Grosso, foi
beneficiado para coordenar uma “Rede Internacional de Educação Ambiental e
Justiça Climática (REAJA). A Reaja compreende que as mudanças climáticas têm
interferência direta e indireta das atividades humanas e que os efeitos serão
catastróficos. Das violações de direitos humanos às perdas ambientais, os
grupos sociais em situação de vulnerabilidade serão os mais atingidos. Ainda
que a natureza consiga se recompor ecologicamente, há previsões de que as
catástrofes serão irreversíveis e fatais, inclusive com sérios agravos ao
próprio planeta. Pensando nisto, em maio de 2018, o GPEA/ UFMT realizou um
processo formativo na comunidade negra quilombola de Mata Cavalo, no município
de Nossa Senhora do Livramento – MT.  O objetivo consistiu em compreender o
fenômeno atmosférico, e criar mídias que possibilitassem comunicar os efeitos
das mudanças climáticas, via um diálogo pedagógico com a escola e a comunidade.
Optando pela metodologia cartografia do imaginário, foi proposto a construção pedagógica
via oficinas subsidiadas pelos arquétipos dos quatro elementos: água (gênese,
formação), terra (labirinto, deformação), fogo (desejos, transformação) e ar
(imaginação, reformação). Neste processo formativo acreditamos ser possível
pensar a cartografia como uma intervenção ou atividade participativa e avaliamos
que as cartografias construídas coletivamente são significativas diante da mudança
climática e desastres ambientes atualmente tão presentes e inegáveis. Estas
avaliações foram possíveis em razão das observações das mudanças e ações
comportamentais individuais e do grupo participante mediante registros
fotográficos, audiovisuais e escritos apresentados.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Ambiental, Cartografia do Imaginário, Quilombo de Mata Cavalo.