Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Em busca da Autonomia: promover acessibilidade para pessoas com deficiências cognitivas e psicomotoras com a adequação de espaço escolar.

1Amanda Arantes Vargas,2Samara Cristina Amaral Raymundo ,3Evelyn Rinaldi de Oliveira,4Gabriel da Silva Matricardi,5Letícia Maciel de Azevedo,6Kathleen Paula Dourado,7Lucélia Cristina Barcelos,8Elisa Pagliarini Cox,9Dorcas Florentino de Araújo
1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8ORIENTADOR,9COORDENADOR
amanda.vargas@sou.ufmt.br

RESUMO

No Brasil há mais de 18 milhões de pessoas com deficiência (PCD) (IBGE, 2022) e a falta da aplicação da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR ABNT 9050/2020) dificulta a realização de atividades rotineiras, até mesmo nos equipamentos públicos, o que contribui para a exclusão de uma parcela significativa da sociedade. Assim, este trabalho relata as estratégias adotadas para promover acessibilidade, segurança e autonomia às pessoas com deficiências cognitivas e psicomotoras de níveis moderado a graves implementadas no projeto de adequação no ambiente físico da Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, realizado em 2022/2023. A princípio foi necessário compreender os desafios diários do público alvo e de seus cuidadores. Desse modo, as metodologias adotadas no projeto de intervenção foram visitas in loco, entrevista com os funcionários, levantamento métrico e fotográfico, pesquisas, estudo da NBR ABNT 9050/2020 e discussões em grupo sob orientação de professoras do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UFMT. A exemplo do diagnóstico observou-se que apesar de haver espaço suficiente, os banheiros se encontram inadequados devido a disposição dos pontos hidráulicos em relação as divisórias e barras de apoio e ainda ausência de mobiliário adequado, como maca, pia, bacia sanitária, chuveiros e assentos retráteis; e a inclinação da rampa superior ao estabelecido em normas. Assim, como prioridade foi estabelecido a reforma de rampa e banheiros, para facilitar a autonomia nos cuidados de higiene pessoal, especificação de mobiliário, a instalação de elevadores e barras de apoio na circulação principal para favorecer a independência de mobilidade. O projeto dos ambientes foi apresentado e aprovado pela gestão escolar. Conclui-se que a aplicação prática das normas vigentes pode fazer diferenças significativas na vida de PCD, além de promover a autonomia, o bem-estar, qualidade de vida e a dignidade à pessoa humana.

PALAVRAS-CHAVE

Projeto arquitetônico, PCD e equipamentos públicos.