Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Cultura Cuiabana na Escola

1Caroline Cardoso Soares da Silva,2Mônica Weber de Miranda,3Ítala Nathiara Abreu Oliveira
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
cardoso.ca120@gmail.com

RESUMO

RESUMO A escola como uma instituição educativa tem por objetivo promover o diálogo entre a cultura e o conhecimento, afirmando valores e estimulando ações que contribuam para a transformação da sociedade tornando a mais humana e socialmente justa, e voltada para a preservação da cultura natural. Inserir práticas culturais na educação desde os primeiros anos da escolarização, abre um amplo espaço de conhecimento entre o eu e o outro, reflexões acerca da diversidade e, consequentemente, corroborando para uma formação integral. Diante disso, o Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal do Mato Grosso do curso de Pedagogia, propôs uma festa cultural aos estudantes da escola municipal Clóvis Hugueney Neto, em comemoração aos 304 anos de Cuiabá, com o intuito de reconhecer e divulgar a identidade do povo cuiabano. Foram atividades com os estudantes do 3°ano do ensino fundamental, sobre marcos culturais cuiabanos em diversos aspectos: História, tradição culinária, pontos turísticos, falas e expressões típicas, festas, músicas, pinturas dentre outros. O foco do presente relato refere-se ao falar local e suas origens, através do estudo do livro “O falar Cuiabano” sobre as expressões típicas e seus significados e que são utilizados até hoje no presente momento (século XXI). Ressalta-se a recitação pelas crianças, do poema “Canção do exílio” de Maria Carolina Souza Barreto, uma paródia ao poema “Canção do exílio” de Gonçalves Dias com uso de típicas expressões cuiabanas que valorizam a tradição, a cultura e as belezas naturais de Cuiabá. Conclui-se, portanto, que atividades dessa natureza são de suma importância para a valorização dos saberes e vivências culturais propiciando aos alunos a apropriação de conhecimentos e experiências que lhes possibilitem entender e preservar as diversas manifestações artísticas e culturais das locais às mundiais.
Palavras-chave: Repertório cultural. História cultural. Saberes culturais

PALAVRAS-CHAVE

Repertório cultural, Histórias culturais e saberes culturais.