1Caroline Cardoso Soares da Silva,2Mônica Weber de Miranda,3Ítala Nathiara Abreu Oliveira 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA cardoso.ca120@gmail.com
RESUMO
RESUMO A escola como uma instituição educativa tem por objetivo
promover o diálogo entre a cultura e o conhecimento, afirmando valores e
estimulando ações que contribuam para a transformação da sociedade tornando a
mais humana e socialmente justa, e voltada para a preservação da cultura natural.
Inserir práticas culturais na educação desde os primeiros anos da
escolarização, abre um amplo espaço de conhecimento entre o eu e o outro, reflexões
acerca da diversidade e, consequentemente, corroborando para uma formação
integral. Diante disso, o Programa Residência Pedagógica, da Universidade
Federal do Mato Grosso do curso de Pedagogia, propôs uma festa cultural aos
estudantes da escola municipal Clóvis Hugueney Neto, em comemoração aos 304
anos de Cuiabá, com o intuito de reconhecer e divulgar a identidade do povo
cuiabano. Foram atividades com os estudantes do 3°ano do ensino fundamental,
sobre marcos culturais cuiabanos em diversos aspectos: História, tradição
culinária, pontos turísticos, falas e expressões típicas, festas, músicas,
pinturas dentre outros. O foco do presente relato refere-se ao falar local e
suas origens, através do estudo do livro “O falar Cuiabano” sobre as expressões
típicas e seus significados e que são utilizados até hoje no presente momento
(século XXI). Ressalta-se a recitação pelas crianças, do poema “Canção do
exílio” de Maria Carolina Souza Barreto, uma paródia ao poema “Canção do
exílio” de Gonçalves Dias com uso de típicas expressões cuiabanas que valorizam
a tradição, a cultura e as belezas naturais de Cuiabá. Conclui-se, portanto,
que atividades dessa natureza são de suma importância para a valorização dos
saberes e vivências culturais propiciando aos alunos a apropriação de
conhecimentos e experiências que lhes possibilitem entender e preservar as
diversas manifestações artísticas e culturais das locais às mundiais.
Palavras-chave:
Repertório cultural. História cultural. Saberes culturais
PALAVRAS-CHAVE
Repertório cultural, Histórias culturais e saberes culturais.