Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Do big-bang à tabela periódica: a história dos elementos químicos

1Caiubi Emanuel Souza Kuhn,2FLAVIA REGINA PEREIRA SANTOS,3Karla Regina Ribeiro Rocha ,4Julia Andrade Guimarães,5Maise Martins Oliveira,6Maikon Cardoso Olivera,7Lívia Gabriela Cruz Barbosa Anacleto ,8Luiz Fernando Pereira Amorim,9Raiane Silvestre Moura,10Alexandre Martins Miranda,11Dejaína Pereira,12David Cabral Ruiz
1ORIENTADOR,2DOCENTE,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,10VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
kuhncaiubi@gmail.com

RESUMO

A linha "Elementos Químicos" do projeto Educação Geociências Mineração 2023 tem como propósito apresentar a origem e a formação dos elementos químicos desde os estágios iniciais do universo, passando pela evolução estelar, a distribuição no sistema solar, na Terra, nos minerais e, por fim, relacionando-os com a utilização dos diferentes elementos químicos pelo ser humano. O projeto tem como objetivo oferecer conteúdos de química e física relacionados aos elementos químicos de maneira didática e contextualizada, buscando estabelecer conexões entre minerais, rochas e a evolução estelar, com o intuito de demonstrar que o planeta Terra, assim como os diversos minerais e rochas, é formado por elementos químicos que foram forjados em diferentes tipos de estrelas. O método adotado pela proposta consiste na elaboração de banners autoexplicativos, contendo ilustrações que abrangem desde o Big Bang até a formação das estrelas e do sistema solar, passando pela estrutura atômica e culminando na formação dos minerais e rochas, com um enfoque nas estruturas cristalinas. A apresentação da exposição também inclui o desenvolvimento de dinâmicas explicativas sobre a estrutura atômica e a formação dos minerais, utilizando-se das ligações químicas como meio de explicação. Dessa maneira, almeja-se fomentar o interesse e o aprendizado acerca dos elementos químicos, bem como a utilização de minerais e rochas, promovendo, assim, metodologias educativas mais atrativas e dinâmicas que estimulem a reflexão sobre os processos naturais e a utilização sustentável dos recursos naturais. Tais esforços estão em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável (12), que visa alcançar Consumo e produção responsáveis, entre elas a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. Para que isso seja possível, o primeiro passo é a população entender quais minerais utilizam nos diversos produtos industriais.

PALAVRAS-CHAVE

Minerais, mineração, educação