Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Água, aquíferos e segurança hídrica

1Caiubi Emanuel Souza Kuhn,2GABRIELA FARINELI ABUCHAIN,3Dejaína Pereira,4João Vitor Lorenço de Sousa,5Isa Lacerda de Carvalho
1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
kuhncaiubi@gmail.com

RESUMO

Nos últimos anos, a crise hídrica tem sido um dos temas mais debatidos entre a população do estado de Mato Grosso. A seca no Pantanal e a redução do volume de água em diversos rios do estado nos anos de 2020 e 2021 intensificaram a discussão sobre a importância da água subterrânea. Nesse contexto, uma linha do Projeto “Educação, Geociências e Mineração” foi desenvolvida com o objetivo de informar à população como ocorre o fluxo da água subterrânea. A metodologia adotada consiste em apresentar os diferentes tipos de aquíferos existentes no estado de Mato Grosso. Maquetes foram criadas para demonstrar o fluxo da água subterrânea, e banners explicativos foram elaborados, contendo informações científicas apresentadas de maneira didática e ilustrativa. O processo de elaboração dos banners foi dividido em quatro etapas: a) Realização de uma revisão bibliográfica sobre cada assunto, através de pesquisas que permitiram a coleta de informações concisas sobre as características dos aquíferos e a água; b) Criação de ilustrações, utilizando plataformas de animação e pintura, que relacionam os tipos de aquíferos de acordo com suas rochas armazenadoras e as cidades do estado onde são encontrados, abordando também o ciclo da água; c) Análise das imagens e ilustrações para selecionar os melhores materiais encontrados; d) Elaboração dos banners com a apresentação das ilustrações de forma contextualizada, acompanhadas por resumos das informações sobre cada assunto. O roteiro da apresentação abrange desde a origem da água no início da história do planeta Terra até o ciclo das águas, abordando tanto o ciclo longo quanto o curto. Dessa maneira, o material produzido tem auxiliado na popularização da ciência e da educação, criando caminhos para facilitar a compreensão da história hidrológica e geológica de Mato Grosso, materializando as dinâmicas do comportamento hidrogeológico. O projeto contribui para disseminar informações essenciais para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 14 - Vida na Água e o ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

PALAVRAS-CHAVE

recursos hídricos, mudanças climáticas, educação.