POTENCIALIZANDO A CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTO INTERCULTURAL: A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR E DIALÓGICA
1Mariuce Campos de Moraes,2Bruna Cristina Prolo Massola,3Lidiane Pereira de Souza,4Jhenifer Karinne Cebalho Siê,5Isabelle do Nascimento Arruda,6Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes,7Guilherme Gustavo Amorim 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3MESTRANDO,4MESTRANDO,5MESTRANDO,6MESTRANDO,7MESTRANDO mariuce.moraes@ufmt.br
RESUMO
O presente resumo retrata a ação criadora presente em uma etapa de formação docente desenvolvida em um projeto de extensão universitária intitulado “Educação Científica em Contexto Intercultural” decorrente da construção de espaços pedagógicos que se constituíram na luta pela Terra. Neste contexto formativo, a extensão visa criar condições para compreensão teórico-metodológica do conhecimento científico relativo às Ciências da Natureza. Diante das necessidades formativas para a docência da Química relacionada com contextos interculturais, organizou-se espaços e tempos pedagógicos para a formação de discentes e egressos da Licenciatura em Química. Para tanto, adotou-se o compromisso com a aventura criadora de aprender tanto na perspectiva freiriana de construir e reconstruir a realidade sempre com abertura para o mundo quanto na perspectiva cultural-histórica. Nesta última, a criatividade terá presença marcante constituindo-se como uma forma de posição ativa do aprendiz, exigindo produção e geração de ideias próprias e novas sobre o estudado. Na edição de 2022, a metodologia constitui-se pelos princípios da Educação Freireana, uma abordagem dialógica que contribui para a reflexão e construção de diversos saberes, gerando atividades delineadas para a exploração de materiais didáticos transdisciplinares (organizados na forma de Kits Educacionais) e para a construção de uma sequência didática. A sequência foi intitulada "A terra e os inéditos viáveis da educação química vindos de suas relações complexas: os visíveis e os invisíveis; o microcosmo e o macrocosmo; o finito e o infinito; o contexto local e o universal". Sua organização contou com três planos de aula relacionados com atividades teórico-experimentais, levando à proposição de um roteiro experimental, ao manuseio de nove kits educacionais, a gravação e editoração de três vídeos intitulados "Vida e Evolução", "Matéria e Energia", "Terra e Universo". Conclui-se que a formação promoveu a interação e a compreensão de construções curriculares interculturais necessárias às especificidades da diversidade escolar.
PALAVRAS-CHAVE
Interculturalidade. Formação docente. Ação criadora.