COMPREENDENDO A QUÍMICA AO VIVENCIAR AVENTURAS COM AS CORES, COM AS SENSAÇÕES E COM OS RAIOS DE LUZ
1Caroline Auxiliadora Ribeiro de Moraes,2Mariuce Campos de Moraes,3Isabelle do Nascimento Arruda 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3MESTRANDO caroline27ribeiro@gmail.com
RESUMO
Nos últimos anos, a complexidade da aprendizagem dada a diversidade de sujeitos tem provocado desafios substanciais para o sistema educacional. Um desses desafios envolve garantir que a aprendizagem ocorra através de interações sociais e culturais. O desafio de despertar o interesse pela Química pode ser enfrentado com abordagens criativas que incorpore, por um lado, materiais didáticos significativos para os estudantes e, por outro lado, oficinas temáticas tidas como estratégicas para a aprendizagem. Sabemos que não há um material didático, nem uma oficina, melhor ou padrão, ao contrário, sua importância está no aprendizado. Uma oficina temática visa conectar os conteúdos químicos com as experiências cotidianas dos estudantes, assim, o aprendizado não é visto como mera aquisição de informações, mas pautado por temas de relevância sociocultural para suas vidas. Inserido no âmbito do Projeto "Educação Científica em Contexto Intercultural", propomos uma oficina com um viés qualitativo cujo planejamento envolve conceitos científicos, temas socioculturais e a compreensão da Ciência para interpretar nossas relações com a terra, o ar, a água e com fenômeno que o estudante vê, toca e presencia. Propomos a temática das cores e da luz e a utilização de dois materiais didáticos (organizado na forma de Kit Educativo). O uso dos Kits possibilita complementar o que o estudante vê em seu dia-a-dia podendo estudar a importância da luz, do arco-íris, da difração de uma luz branca, do surgimento das cores ou mesmo, da reflexão da luz. A oficina terá duração de duas horas e combinará diversas técnicas de ensino: aula expositiva-conceitual com utilização de recursos audiovisuais nos trinta minutos iniciais, manipulação de dois materiais didático-pedagógicos por uma hora e sistematização final nos trinta minutos finais. Como resultados esperados, pretende-se identificar novas estratégias e novos desafios para o ensino de Química, bem como proporcionar discussões, em coletivo, sobre as interações e reinvenções em sala de aula destinadas à motivação para com a educação científica.
PALAVRAS-CHAVE
Materiais Didáticos. Oficina temática. Ensino de Química.