O FAZER CIÊNCIA EM RODAS DE CONVERSA: EXPLORANDO A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
1Mariuce Campos de Moraes,2Bruna Cristina Prolo Massola,3Lidiane Pereira de Souza 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3MESTRANDO mariuce.moraes@ufmt.br
RESUMO
O presente resumo trata da exposição de fotos das ações extensionistas “Jornada de conhecimento científico” e “Fazer e ensinar ciências em contexto intercultural”. O projeto tem sua centralidade no diálogo e no respeito aos modos de produzir o conhecimento tanto da matriz ocidental do conhecimento químico quanto de outras matrizes de conhecimento, e, em especial, na edição de 2023, junto ao povo Kurâ-Bakairi. Objetivou-se tanto viabilizar uma experiência intercultural aos participantes quanto complementar o processo de formação científica dos envolvidos. Assim, realizou-se atividades transdisciplinares nas dependências da UFMT. A metodologia proposta baseia-se nos princípios da Educação Freireana que valoriza a natureza dialógica da educação. Neste contexto, os participantes realizaram muitos registros fotográficos, resultando em imagens propícias para múltiplas reflexões. Do mesmo modo, esta exposição de fotos foi delineada para suscitar diálogos com o público e dar visibilidade ao tema da interculturalidade. As fotografias foram selecionadas para expressar aprendizagens, criação, interações teórico-experimentais e sócio-culturais. Assim, a exposição retrata o evento realizado em julho de 2023, que contou com a participação de trinta e três estudantes e cinco professores indígenas da escola da Aldeia Santana do povo Bakairi-Nobres/MT e com um total de dezenove colaboradores, sendo discentes e docentes da UFMT. O evento contou com visitação no Museu Rondon, na Estação Climatológica, no Cineclube Coxiponés, em Laboratórios de Química, de Microscopia, de Análise de água e de Ensino de Biologia. Houve apresentação de dança tradicional e partida de futebol. Adicionalmente, houve visitas ao aeroporto local e à Arena Pantanal. Há, ainda, múltiplos registros de interações entre os participantes indígenas e estudantes universitários. Conclui-se que houve um esforço multifacetado voltado à interação intercultural, à compreensão de diferentes formas de conhecimento, ao fortalecimento da formação docente e à ampliação da experiência intercultural dos participantes.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Ciências da Natureza.