PET
SAÚDE - COMUNIDADES TRADICIONAIS: Ações
interprofissionais para promoção da saúde no distrito do Aguaçu.
1Dalton Cristofer de Campos,2Marianne Martha dos Santos,3Marcielly de Souza ,4Isabela Fernandes Zanardo,5Neudson Johnson Martinho,6Pâmella Virgínia dos Santos Carvalho,7Helson Oliveira de Assis e Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR,7ORIENTADOR dalton_cristofer@hotmail.com
RESUMO
A
invisibilidade das comunidades tradicionais perante a sociedade e as políticas
públicas mantém problemas antigos e vigentes, tais como: acesso à terra, à
saúde e educação, condições para a manutenção cultural. Grande parte desses
problemas decorrem da ausência de (Re)conhecimento das diferenças culturais,
singularidades deste multiculturalismo das referidas comunidades. Nesta
perspectiva, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET
Saúde) –
Comunidades Tradicionais do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo com e nas
comunidades tradicionais do Aguaçu (39 km de Cuiabá) ações interprofissionais e
interdisciplinares que viabilizem processos educativos para o autocuidado, ou
seja, como utilizar os saberes tradicionais (plantas, ervas, garrafadas, curandeirismo,
benzeções, entre outros) visando a
promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, a equipe composta por
alunos dos cursos da saúde da UFMT campus Cuiabá, fazem reuniões de intervenção
no processo de trabalho da USF Aguaçu com o intuito de trabalhar a aceitação da
medicina tradicional na unidade e incentivar a utilização da mesma em conjunto
com métodos científicos objetivando uma menor taxa de abandono nos tratamentos.
Para tais ações são
utilizadas metodologias participativas através de rodas de conversas, proporcionando
o diálogo e intercâmbio de saberes e fazeres entre a comunidade, profissionais
de saúde e estudantes da universidade. Com duas reuniões e duas visitas mensais
que se iniciaram em abril de 2019, o projeto vem terminando a coleta de dados e
já caminha para o desenvolvimento de ações interprofissionais e interdisciplinares
de intervenção na USF. As visitas deixam claro que a junção do conhecimento
tradicional e científico promoveriam uma maior aceitação dos tratamentos já que
pelo que foi vivenciado, as pessoas em sua maioria optam pelo curandeirismo ao
invés de tratamentos farmacológicos.
PALAVRAS-CHAVE
Educação em Saúde; Autocuidado, Promoção da Saúde; Comunidades Tradicionais.