1Ana Flávya Oliveira da Silva,2Louyzie Barbara da Cruz Dias,3Michelle Oliveira dos Santos Ramirez 1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA annaufmt2019@gmail.com
RESUMO
Entendendo a importância do professor leitor para ser formador de alunos leitores, foi realizada uma pesquisa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no camous de Cuiabá, no ano de 2016, em que constatou-se que menos de 50% dos acadêmicos do curso de Pedagogia são leitores. Reconhecendo a responsabilidade da Universidade na formação de professores leitores, especificamente no Curso de Pedagogia, e visando contribuir para o desenvolvimento desses discentes propusemos o projeto de Comunidade de Leitores, hoje, 2023, em sua 5ª edição. Constituído por professores da Educação Básica e alunos do curso de Pedagogia (UFMT), que se reunem para dialogar e compartilhar obras da literatura clássica universal. Nos encontros, relizados quinzenalmente, os membros da Comunidade compartilham mais do que interesse literário, partilham gostos, práticas, experiências, enfim, o gosto e a necessidade da leitura. Iniciou-se pela literatura clássica porque essas obras abordam questões centrais da vida das pessoas e, por isso, perduram por tanto tempo, e porque rompem com as barreiras elitistas culturais, que têm considerado a literatura clássica um patrimônio de determinados grupos sociais. Na 2ª edição, priorizamos a leitura de autoras femininas. Na 3ª e 4ª edição privilegiamos autores e autoras brasileiras. Ressalta-se, que o presente projeto conta com a participação, em sua coordenação, com o Curso de Letras (UFMT) e dialoga também com outros projetos de formação de leitores desenvolvidos por aquele curso. Os resultados apontam que a convivência com a leitura literária e com a heterogeneidade de pontos de vista, têm propiciado que os participantes da Comunidade de Leitores tenham solicitado a continuidade do projeto. Ressaltam a importância de momentos de compartilhamento da leitura, a interação com os pares para a produção de sentidos como resultado do encontro entre o livro e o leitor. Os participantes do grupo tem aumentado anualmente e desenvolvido diferentes comportamentos de leitor: sugerindo leituras, comentando livros, aumentando seu repertorio literário, dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de leitores; Comunidade de leitores; Literatura