Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

O Poema na escola

1Adriana Alves Fausto Gama,2Elizangela Gonzaga Rosa
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
adrigamaflor@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho apresenta o relato de experiência do projeto didático da literatura na sala de aula com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais em uma escola pública no município de Cuiabá. Privilegiamos os textos poéticos porque as crianças experimentam desde muito pequenas, contatos diversos com a linguagem em momentos de interação: embaladas por uma canção de ninar, atentos a narrativas cotidianas, recitando parlendas, quadrinhas, poemas durante suas brincadeiras. Os textos poéticos, nos quais a intencionalidade estética da linguagem é primordial, são constituídos com base na palavra, explorando-se ao máximo as suas prioridades: ritmo, sonoridade, significado, o jogo com as palavras. Além disso, a escola desenvolvia o projeto didático “Cuiabá, 304 anos”, em comemoração ao aniversário da capital matogrossense. Desta forma, elegemos o poeta matogrossense Manoel de Barros, com o livro “Cantigas de um passarinho à toa”, para inaugurar esse momento encantador de encontro com a linguagem poética que alimenta a afetividade, a emoção e fortalecem a memória, cultura e as tradições do povo, especificamente, o matogrossense. Lemos compartilhadamente os poemas do autor, nos encantamos com os versos de fáceis memorização, e palavras diferentes, conversamos sobre a infância do autor comparando-a com as nossas. Os resultados da experiência demonstram ainda a importância de textos verdadeiros e que circulam em nossa sociedade no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças e possibilita que elas façam uma viagem pela cultura popular e pelo mundo do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE

Leitura literária; Poema; Formação de leitores