Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Redes Dialógicas de Paisagens em Extensão: Apre(e)ndendo Novas Abordagens no Ensino em Arquitetura e Urbanismo

1Renata Rodrigues de Oliveira,2Doriane Azevedo,3Larissa Cristiny da Silva Ojeda,4Arlisson,5João Victor Barbosa Gonçalves da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
doriane.azevedo@gmail.com

RESUMO

O Encontro Nacional de Ensino Paisagismo em Escolas de Arquitetura do Brasil (ENEPEA), é um espaço de diálogo e trocas baseada no tripé ensino-pesquisa-extensão, formas principais de diálogo e troca com a comunidade. Nesta 16º edição, o evento foi realizado em Cuiabá, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão e Planejamento Urbano e Regional (Épura). O principal objetivo do evento é evidenciar que o ensino do paisagismo no Brasil, antes limitado ao estudo/projeto de jardins e praças, vai além, entendendo que a paisagem é o seu objeto de estudo. A necessidade de reconhecer as diferentes abordagens teórico-conceituais e metodológicas , levam o evento a ser estruturado a partir de um conjunto de atividades multidisciplinares que reverberam uma nas outras - palestras, mesas redondas, sessões temáticas, rodas de conversa, concursos de projeto de arquitetura da paisagem e expressão gráfica. Experiências partilhadas que ajudam profissionais da área a repensarem o ensino de paisagismo na formação de arquitetos e urbanistas, bem como na crítica à atuação profissional voltado à intervenção com e na paisagem, que deve ser (mais) sensível a projetos participativos com as pessoas que vivem e são a paisagem. Este resumo destaca a repercussão dos trabalhos apresentados no Eixo Redes Dialógicas de Paisagens em Extensão, no cotidiano acadêmico e universitário dos alunos extensionistas - integrantes da Equipe de Organização do ENEPEA. São registros de projetos de extensão com crianças e jovens de escolas públicas periféricas, considerados agentes ativos na análise da paisagem, enriquecendo o processo participativo para definição de diretrizes de projetos de Arquitetura da Paisagem e (da cidade), além de evidenciar outras abordagens à educação patrimonial. Mediante tal apresentação, constata-se a importância do processo integrado de ensino, pesquisa e extensão nos processo de experimentar as diferentes abordagens teórico-metodológicas para a melhor aproximação e impacto das diferentes realidades no nosso cotidiano de ensino-aprendizagem e da futura atuação profissional.

PALAVRAS-CHAVE

Encontro de Ensino de Paisagismo. Arquitetura e Urbanismo. Cuiabá/MT