1FERNANDA PALHARES MARINGOLO SEKIMURA,2REVERSON NASCIMENTO CARDOSO,3WELLINGTON DE MOURA COSTA,4PEDRO HENRIQUE RAMOS DE BRITO 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO fernanda.sekimura@ufmt.br
RESUMO
As escolas tem apresentado precariedades na formação dos estudantes do
ensino público brasileiro, por diversos motivos que não abordaremos
aqui, principalmente ao considerarmos as áreas de língua portuguesa e
matemática, que são bases fundamentais para as todas as outras áreas. A
precariedade vista no ensino público gera uma concorrência desleal com
as escolas particulares em busca de uma vaga nas universidades públicas.
Portanto, são necessárias políticas públicas para tornar essa disputa
equilibrada. O PRÓ-ENEM, que como extensão funciona desde 2019, tem o objetivo de auxiliar estudantes oriundos
do ensino público a se prepararem para o ENEM, pois este é a principal
via de ingresso em Instituições de Ensino Superior gratuitas e também de acesso aos programas como
‘PRÓ-UNI’ e ‘FIES’. O projeto acontece no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, oferecendo aulas e monitorias de todas as disciplinas do ensino médio, e além de equilibrar a disputa por uma vaga
no ensino superior, visa estabelecer um contato da universidade com
parcelas menos favorecidas da sociedade, pois são selecionados participantes das escolas de Cuiabá e Várzea Grande menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Porém, ao longo do anos, durante todos os anos do projeto, o cursinho sofre com grande evasão. Procuramos os motivos que levam a desistência através um questionário e entrevistas. Os fatores mais comuns identificados são: dificuldade no aprendizado e a questão financeira, já que o cursinho Pró-ENEM tem o objetivo de ajudar os alunos carentes. Uma vez que o projeto é executado aos sábados o dia todo, dificuldades com o transporte e alimentação também são muito comuns. Esperamos que a pesquisa oriente soluções para a permanência dos participantes no projeto.