Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE DOCENTE A PARTIR DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

1Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati,2João Augusto Dos Santos Oliveira,3Lucas Gabriel França de Amorim ,4Paulo Henrique Ferreira da Silva ,5Vino Walker Barros Costa
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
professoraadrianaqueiroz@gmail.com

RESUMO

No processo de formação, estudantes de Geografia tem a oportunidade de conhecer experiências e passam a ser protagonistas em sua formação. Muito embora haja o preparo na universidade, é em sala de aula que eles despertam para conhecimento geográfico ao se envolverem com o cotidiano do ser professor. Assim, o objetivo deste artigo está em apresentar resultados parciais do projeto de extensão Pró-Enem Geografia, analisando o processo de formação discente a partir do desenvolvimento da extensão universitária. Como metodologia, buscou-se na pesquisa qualitativa, apresentar o relato de experiência da equipe de extensionistas da geografia, apresentando as dificuldades e desafios encontrados na formação docente. Em 2023, o projeto mantém 6 estudantes, sendo 3 bolsistas e um colaborador externo. Foram 16 aulas de Geografia com os temas: geomorfologia, cartografia, climatologia, biogeografia, geografia urbana, agrária, geopolítica na abordagem do mundo globalizado, demografia, geografia econômica e meio ambiente. Os extensionistas relatam que o projeto ofereceu mais segurança em assumir uma sala de aula, ajudando-os a interagir com os alunos, vinculando os conteúdos acadêmicos à didática voltada ao ensino médio. Para eles ensinar é sempre um desafio, quando planejam as aulas no projeto, temem não estarem preparados para assumir o papel do professor, mas, após a aula, sentem-se estimulados a se envolverem mais no projeto. Sua participação tem sido uma experiência diferente da atuação na escola, pois o foco está no ENEM, e observam maior dedicação dos estudantes. Apontam também um “abismo” entre o Pró-Enem e o estágio, pois em sala de aula regular há indisciplina que prejudica a aprendizagem, e no Pró-Enem, os estudantes estão focados o que minimiza a indisciplina em sala. O desenvolvimento do Pró-Enem Geografia, vem permitindo ressignificar saberes, apresentando-as de forma significativa, para que sejam caminhos a novas experiência para a formação do protagonismo docente.

PALAVRAS-CHAVE

Relato de experiencia didática. Ensino de Geografia. Formação docente