PRÓ-ENEM
GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE DOCENTE A PARTIR DE PROJETO
DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
1Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati,2João Augusto Dos Santos Oliveira,3Lucas Gabriel França de Amorim ,4Paulo Henrique Ferreira da Silva ,5Vino Walker Barros Costa 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO professoraadrianaqueiroz@gmail.com
RESUMO
No processo de formação, estudantes
de Geografia tem a oportunidade de conhecer experiências e passam a ser
protagonistas em sua formação. Muito embora haja o preparo na universidade, é em
sala de aula que eles despertam para conhecimento geográfico ao se envolverem
com o cotidiano do ser professor. Assim, o objetivo deste artigo está em apresentar resultados parciais do
projeto de extensão Pró-Enem Geografia, analisando o processo de
formação discente a partir do desenvolvimento da extensão universitária. Como metodologia, buscou-se na
pesquisa qualitativa, apresentar o relato de experiência da equipe de extensionistas
da geografia, apresentando as dificuldades e desafios encontrados na
formação docente. Em 2023, o projeto mantém 6 estudantes, sendo 3 bolsistas e
um colaborador externo. Foram 16 aulas de Geografia com os temas: geomorfologia,
cartografia, climatologia, biogeografia, geografia urbana, agrária, geopolítica
na abordagem do mundo globalizado, demografia, geografia econômica e meio
ambiente. Os extensionistas relatam que o projeto ofereceu mais segurança em
assumir uma sala de aula, ajudando-os a interagir com os alunos, vinculando os
conteúdos acadêmicos à didática voltada ao ensino médio. Para eles ensinar é sempre
um desafio, quando planejam as aulas no projeto, temem não estarem preparados
para assumir o papel do professor, mas, após a aula, sentem-se estimulados a se
envolverem mais no projeto. Sua participação tem sido uma experiência diferente
da atuação na escola, pois o foco está no ENEM, e observam maior dedicação dos
estudantes. Apontam também um “abismo” entre o Pró-Enem e o estágio,
pois em sala de aula regular há indisciplina que prejudica a aprendizagem, e no
Pró-Enem, os estudantes estão focados o que minimiza a indisciplina em
sala. O desenvolvimento do Pró-Enem Geografia, vem permitindo
ressignificar saberes, apresentando-as de forma significativa, para que sejam
caminhos a novas experiência para a formação do protagonismo docente.
PALAVRAS-CHAVE
Relato de experiencia didática. Ensino de Geografia. Formação docente