Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Residência Pedagógica: Espiando a Cultura Local no Passado e no Presente

1Edneia da Silva Neves,2Karoline Aparecida Soares do Nascimento,3Raquel Francisca Matos Bezerra,4Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela
1BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4COORDENADOR
e_dyneya@hotmail.com

RESUMO

Proporcionar momentos de práticas culturais no ensino para as crianças enriquece seu processo de aprendizado, amplia seus conhecimentos possibilitando-lhe a socialização, e o dialogo na interação com o outro é tarefa da escola. Visando alcançar esse objetivo foi desenvolvido em uma escola municipal de educação básica pelo Programa da Residência Pedagógica, Subprojeto Pedagogia-2022, pelas residentes graduandas em Pedagogia, o Projeto da Festa Cultural que teve por finalidade ser um evento essencialmente pedagógico e possibilitar um momento formativo direcionado para os aspectos culturais de Cuiabá-MT, divulgando e legitimando a memória cultural em uma construção coletiva de novos saberes, em um olhar para o antigo e sua repercussão em momentos posteriores. Este trabalho apresenta o planejamento, desenvolvimento e resultado da produção de uma peça de teatro em uma turma de educação infantil sobre a lenda cuiabana ‘O Minhocão do Pari’, de modo que compartilhassem umas com as outras e com a comunidade suas descobertas sobre a cultura local dos nossos antepassados. Para que isto fosse possível, a primeira etapa do procedimento metodológico deste trabalho foi a pesquisa sobre a lenda, depois foi elaborado o planejamento do projeto e da produção dos materiais para a encenação do teatro com as crianças. O resultado desse processo evidenciou que momentos como apresentações de teatros, poemas, exposições em painéis, entre outras atividades, favorecem a aquisição de conhecimentos de forma colaborativa e compartilhada na interação por meio da escuta, colocando a criança como protagonista e valorizando os sentimentos despertados por esses momentos culturais. Constatou-se, ainda, que o sentir e perceber de cada criança ao adquirir experiências interessando-se e respeitando a cultura, favorecem o aprendizado trazendo significados sobre si, sobre os outros e o mundo.

PALAVRAS-CHAVE

Cultura Cuiabana; Educação infantil; Lendas.