Desenvolvendo Materiais Didáticos para o Ensino de Física no Cursinho PRÓ-ENEM
1Lucas Ribeiro Gomes,2Carlos Emanuel Da Silva Dias,3Hilton Elpídio Pereira Cardoso,4Elvis Lira da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4COORDENADOR lucasr@fisica.ufmt.br
RESUMO
Os dados das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mostram que os estudantes possuem, em média, um pior desempenho na prova de Ciências Naturais e Suas Tecnologias do que nas outras provas do ENEM, com uma pontuação, na média, menor que 500 pontos (média nacional: 2020 - 490,41 pontos, 2021: 491,79 pontos, 2022:495,93) segundo o INEP. Os estudantes de Mato Grosso têm, em média, um desempenho ainda menor (482,87 em 2020, 483,80 em 2021 e 487,81 em 2022). Comparando a média das notas dos estudantes da rede pública de ensino com a dos estudantes da rede particular percebe-se que os estudantes da rede pública têm um desempenho ainda pior. Com o intuito de auxiliar os estudantes da rede pública a se prepararem para o ENEM, particularmente a se prepararem para a prova de Ciências Exatas e Suas Tecnologias, o projeto PRÓ-ENEM Física desenvolve, dentro do programa de extensão Integração Universidade Sociedade PRÓ-ENEM, materiais pedagógicos físicos e virtuais. O projeto tem o objetivo, portanto, de desenvolver materiais pedagógicos para o ensino de física que possam ser utilizados pelos estudantes da rede pública de ensino que estejam em fase de prestar o ENEM, além de pesquisar e divulgar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) entre os acadêmicos e os professores do estado. Os materiais, textos e vídeos, são desenvolvidos pelos alunos do curso de Física da UFMT sob orientação dos docentes do curso. Primeiramente, são elaborados roteiros simples e completos, que são usados na criação dos vídeos. Os vídeos servem de complemento e revisão para os estudantes que estão matriculados no cursinho. O uso dos vídeos permite que os estudantes do cursinho possam assistir o conteúdo inúmeras vezes, revisando conceitos e interligando outros. A produção de materiais pedagógicos e o uso de TDIC no projeto tem sido importante não só para os estudantes do cursinho, mas também para os acadêmicos do curso de Física, que aprimoram o conhecimento obtido na universidade, além da prática docente.