Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Uma Proposta de Capacitação para Professores de Ciências e Licenciandos no Desenvolvimento de Competências e Habilidades Relacionadas à Cultura Digital no Âmbito da BNCC.

1Kellen Cristina Soares da Silveira,2Miguel Jorge Neto,3Elvis Lira da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3COORDENADOR
kellen.cristina@fisica.ufmt.br

RESUMO

No contexto atual, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) desempenham um papel fundamental na criação de recursos audiovisuais. A criação de materiais como: vídeos, apresentações, GIFs, mapas mentais, entre outros, facilita a explicação de conceitos complexos, podendo torná-los mais compreensíveis e atraentes para os alunos. Nesse contexto, propomos uma capacitação para professores e licenciandos abrangendo a atualização de habilidades e competências para incorporar as inovações tecnológicas em suas abordagens pedagógicas, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo era proporcionar formação em recursos tecnológicos digitais para capacitar professores de ciências em exercício e licenciandos no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à cultura digital no âmbito da BNCC. Foi utilizada a plataforma on-line Canva para capacitação na criação dos recursos audiovisuais. Inicialmente foi realizado um estudo sobre como elaborar apresentações atrativas, mapas mentais e postagens para redes sociais com os recursos disponíveis na plataforma, para então apresentar essas possibilidades a uma turma teste com acadêmicos do curso de Física-Licenciatura. Para avaliar a capacitação, foi apresentado um formulário, aos acadêmicos, sobre o conteúdo abordado e a didática utilizada, as possibilidades de uso pedagógico da plataforma Canva, a duração do curso e a aceitação geral pelos participantes. Os resultados foram favoráveis aos aspectos investigados, validando o formato da capacitação. Percebeu-se uma demanda, pelos participantes, para a inclusão, em futuras ofertas do curso, do aprofundamento na produção de vídeos por meio da plataforma. Espera-se ampliar a oferta da capacitação para um número maior de professores em atuação no ensino de Ciências Naturais.

PALAVRAS-CHAVE

TDIC’s, Ensino de Física, Recursos Tecnológicos Digitais.