INSERÇÃO
DE ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PRÓ-ENEM UFMT
1Israel Felipe Chaves Campagnucci,2Rayane Thaynara Santos,3Elvis Lira da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3COORDENADOR israel.campagnucci@sou.ufmt.br
RESUMO
O Programa de Extensão Integração Universidade –
Sociedade PRÓ-ENEM, conhecido popularmente como cursinho PRÓ-ENEM - UFMT, é composto
por diversos projetos que possuem o intuito de auxiliar estudantes da rede
pública de ensino a se prepararem para o ENEM. O PRÓ-ENEM – UFMT existe, oficialmente,
desde 2016, e em 2023 estabeleceu um Núcleo de Inclusão com o intuito de promover
a inclusão de alunos PCDs por meio, inicialmente, do desenvolvimento e disponibilização
de materiais didáticos acessíveis por meio da Língua Brasileira de Sinais
(LIBRAS). O
objetivo do projeto é tornar acessível, em Libras, os materiais didáticos que
estão em desenvolvimento pelos acadêmicos do PRÓ-ENEM e tem como língua fonte a
língua portuguesa na modalidade oralizada e escrita. Para
tanto, uma equipe de alunos do curso de Letras Libras atua como tradutores.
Para o processo de tradução, é preciso estudar os materiais bibliográficos relacionados.
A tradução/interpretação envolvem diversas etapas, como a leitura e análise dos
termos contidos nos textos, o levantamento de hipóteses e propostas de
termos em Libras objetivando a tradução semântica, sempre tendo em mente o
sujeito surdo, além da interação entre a equipe de tradução e os acadêmicos que
elaboram os materiais em português. Na sequência, os tradutores/intérpretes
procedem com a elaboração de esquemas para servir como apoio à tradução e realiza-se
o estudo dos sinais-termos utilizando os glossários e dicionários físicos e
virtuais de Libras. Quando não houver sinal-termo equivalente nas duas línguas,
a equipe convenciona um sinal. O sinal criado passará a integrar o glossário
dos termos usados no curso de Letras-Libras. O material acessível é filmado e
avaliado por um revisor fluente nas duas línguas, em caso de falhas e/ou
ausência de clareza é refeito. O Núcleo de Inclusão se torna um importante projeto
do PRÓ-ENEM, pois possibilita não só que estudantes PCDs tenham materiais acessíveis
para se prepararem para o ENEM, mas, também, ajuda a preparar os acadêmicos a
refletirem e implementarem acessibilidade nas aulas que desenvolvem.