Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

INSERÇÃO DE ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PRÓ-ENEM UFMT

1Israel Felipe Chaves Campagnucci,2Rayane Thaynara Santos,3Elvis Lira da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR,3COORDENADOR
israel.campagnucci@sou.ufmt.br

RESUMO

O Programa de Extensão Integração Universidade – Sociedade PRÓ-ENEM, conhecido popularmente como cursinho PRÓ-ENEM - UFMT, é composto por diversos projetos que possuem o intuito de auxiliar estudantes da rede pública de ensino a se prepararem para o ENEM. O PRÓ-ENEM – UFMT existe, oficialmente, desde 2016, e em 2023 estabeleceu um Núcleo de Inclusão com o intuito de promover a inclusão de alunos PCDs por meio, inicialmente, do desenvolvimento e disponibilização de materiais didáticos acessíveis por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo do projeto é tornar acessível, em Libras, os materiais didáticos que estão em desenvolvimento pelos acadêmicos do PRÓ-ENEM e tem como língua fonte a língua portuguesa na modalidade oralizada e escrita. Para tanto, uma equipe de alunos do curso de Letras Libras atua como tradutores. Para o processo de tradução, é preciso estudar os materiais bibliográficos relacionados. A tradução/interpretação envolvem diversas etapas, como a leitura e análise dos termos contidos nos textos, o levantamento de hipóteses e propostas de termos em Libras objetivando a tradução semântica, sempre tendo em mente o sujeito surdo, além da interação entre a equipe de tradução e os acadêmicos que elaboram os materiais em português. Na sequência, os tradutores/intérpretes procedem com a elaboração de esquemas para servir como apoio à tradução e realiza-se o estudo dos sinais-termos utilizando os glossários e dicionários físicos e virtuais de Libras. Quando não houver sinal-termo equivalente nas duas línguas, a equipe convenciona um sinal. O sinal criado passará a integrar o glossário dos termos usados no curso de Letras-Libras. O material acessível é filmado e avaliado por um revisor fluente nas duas línguas, em caso de falhas e/ou ausência de clareza é refeito. O Núcleo de Inclusão se torna um importante projeto do PRÓ-ENEM, pois possibilita não só que estudantes PCDs tenham materiais acessíveis para se prepararem para o ENEM, mas, também, ajuda a preparar os acadêmicos a refletirem e implementarem acessibilidade nas aulas que desenvolvem.

PALAVRAS-CHAVE

Acessibilidade.Libras.Ensino Superior