Aulas para crianças no programa Escola de Música da UFMT
1Gabriela Ferreira Bulhoes,2Leonardo Borne 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR gabriela.bulhoes@sou.ufmt.br
RESUMO
A Escola de Música da UFMT (EMUS) é um programa de extensão
do curso de Música que visa a integração dos graduandos no ambiente de ensino.
No decorrer do semestre, me encarreguei de duas turmas de Musicalização
Infantil, sendo a primeira com alunos de 5 a 6 anos, que também incluía a
instrumentação com flauta doce, e a segunda com alunos de 7 a 9 anos. Ambas as turmas continham um objetivo em
comum, que consistia em explorar os parâmetros sonoros, sendo eles: timbre,
intensidade, duração e altura. No demais, cada turma trazia sua singularidade
em objetivos devido à diferença de idade dos alunos, que demandava aplicar
conteúdos mais avançados para os maiores. Dessa forma a turma de 5 a 6 anos
tinha como objetivo aplicar os parâmetros sonoros na técnica do instrumento,
ler a partitura adaptada proposta e tocar uma música na flauta doce. Já para a
turma de 7 a 9 anos foi proposto compreender e diferenciar as figuras rítmicas
e suas durações na partitura, executar solfejo rítmico de semínimas e colcheias
e identificar as alturas das notas no pentagrama referenciado em clave de sol. Para
toda a extensão do ensino de musicalização, o procedimento metodológico
consistiu em atividades teórico-musicais por meio de brincadeiras. Essa
proposta lúdica visava entreter os alunos, prender a atenção e motivá-los a
participar de forma ativa. Assim se fazia possível que, em um segundo momento,
fosse trazida a explicação do conteúdo abordado e, em seguida, a prática
instrumental relacionada ao tema da aula (turma 5 a 6 anos) ou atividades
escritas (turma 7 a 9 anos). Ao final do semestre, como parte da avaliação de
objetivos alcançados, realizamos uma apresentação envolvendo os conteúdos das
aulas. Dentro do proposto para as turmas de musicalização, contando com os
alunos que mantiveram a frequência até o final, todos demonstraram-se aptos a
seguir adiante no conteúdo. Por terem apresentado um resultado positivo
mediante à abordagem ofertada, tenho a pretensão de manter o mesmo método no
semestre seguinte e dar continuidade no processo de ensino musical infantil na
EMUS.