Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Aulas para crianças no programa Escola de Música da UFMT

1Gabriela Ferreira Bulhoes,2Leonardo Borne
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR
gabriela.bulhoes@sou.ufmt.br

RESUMO

A Escola de Música da UFMT (EMUS) é um programa de extensão do curso de Música que visa a integração dos graduandos no ambiente de ensino. No decorrer do semestre, me encarreguei de duas turmas de Musicalização Infantil, sendo a primeira com alunos de 5 a 6 anos, que também incluía a instrumentação com flauta doce, e a segunda com alunos de 7 a 9 anos. Ambas as turmas continham um objetivo em comum, que consistia em explorar os parâmetros sonoros, sendo eles: timbre, intensidade, duração e altura. No demais, cada turma trazia sua singularidade em objetivos devido à diferença de idade dos alunos, que demandava aplicar conteúdos mais avançados para os maiores. Dessa forma a turma de 5 a 6 anos tinha como objetivo aplicar os parâmetros sonoros na técnica do instrumento, ler a partitura adaptada proposta e tocar uma música na flauta doce. Já para a turma de 7 a 9 anos foi proposto compreender e diferenciar as figuras rítmicas e suas durações na partitura, executar solfejo rítmico de semínimas e colcheias e identificar as alturas das notas no pentagrama referenciado em clave de sol. Para toda a extensão do ensino de musicalização, o procedimento metodológico consistiu em atividades teórico-musicais por meio de brincadeiras. Essa proposta lúdica visava entreter os alunos, prender a atenção e motivá-los a participar de forma ativa. Assim se fazia possível que, em um segundo momento, fosse trazida a explicação do conteúdo abordado e, em seguida, a prática instrumental relacionada ao tema da aula (turma 5 a 6 anos) ou atividades escritas (turma 7 a 9 anos). Ao final do semestre, como parte da avaliação de objetivos alcançados, realizamos uma apresentação envolvendo os conteúdos das aulas. Dentro do proposto para as turmas de musicalização, contando com os alunos que mantiveram a frequência até o final, todos demonstraram-se aptos a seguir adiante no conteúdo. Por terem apresentado um resultado positivo mediante à abordagem ofertada, tenho a pretensão de manter o mesmo método no semestre seguinte e dar continuidade no processo de ensino musical infantil na EMUS.

PALAVRAS-CHAVE

Escola de Música. Musicalização. Crianças.