GRUPO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR DE
APOIO A IMIGRANTES (GEMAIS)
1Arianny Ferreira de Souza,2Natália Alves de Moraes ,3Aline Batista Sousa,4Maria Aparecida Campos 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR ariannysouza.me@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho visa apresentar as atividades desenvolvidas por
extensionistas do Grupo de Extensão Multidisciplinar de Apoio a Imigrantes
(GEMAIs) e seus três eixos de trabalho: Eixo Cidadania e Educação, Eixo
Trabalho e Eixo Saúde. As ações realizadas partem de diferentes âmbitos da
Psicologia como o Organizacional e do Trabalho, Social Comunitária, Saúde e
Educacional. São realizadas apresentações do mercado de trabalho brasileiro,
auxílio no processo de revalidação da educação formal, confecção de currículos,
seleção de vagas, capacitação, acompanhamento de trabalhadores e de
empregadores, organização de oficinas e rodas de conversa, orientação e
encaminhamento às políticas públicas e estudo da língua portuguesa. O grupo
conta com a participação de duas professoras doutoras do departamento de
Psicologia como coordenadoras, 17 graduandos e diversas parcerias com
estudantes e profissionais de outras áreas que auxiliam na oferta de oficinas e
capacitações. No decorrer dos 5 meses de trabalho sistematizado e semanal do
grupo foram desenvolvidos: produção de 28 currículos, 3 oficinas sobre mercado
de trabalho brasileiro; 3 oficinas sobre leis trabalhistas; 19 aulas de
português, 11 cursos de capacitação, dentre outras atividades, contando com
aproximadamente 190 participações (majoritariamente de haitianos). Além disso,
atingiu-se como desdobramento do trabalho executado; o desenvolvimento de 6
projetos de pesquisa com temáticas variadas sobre a perspectiva da imigração
haitiana no centro-oeste do Brasil; a parceria com a Associação Mato-grossense
de Haitianos e com o Instituto de Recuperação, Proteção e Amparo a Mulher
Dependente Química do Estado de Mato Grosso – Ana Neri; e a organização da Roda
de Conversa: Imigração em Foco para a comunidade acadêmica da UFMT. Percebe-se
a grande importância do trabalho realizado com a população imigrante e,
principalmente, de sua continuidade a partir dos relatos trazidos pelos
indivíduos atendidos.