Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

AÇÃO DO PROJETO BICHO POR DENTRO NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES (2022)

1FLÁVIO DE REZENDE GUIMARÃES,2CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS,3DAVID MACIEL SANTOS NASCIMENTO
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE
flavio.r.guimaraes@bol.com.br

RESUMO

As atividades de extensão tornam-se cada vez mais necessárias para a socialização, com as comunidades externas, dos conhecimentos gerados nas universidades. Nesse sentido, o Projeto Bicho por Dentro do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, no município de Chapada dos Guimarães, durante o período de 16 a 18 de agosto de 2022, de uma exposição multitemática sobre a fauna regional, juntamente com outros projetos de extensão da UFMT e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No evento, intitulado Mostra de Projetos Integrados Pró-Pantanal, as ações do Projeto visaram incrementar o aprendizado sobre a anatomia dos animais, despertar os jovens para a pesquisa e sensibilizar a comunidade para a preservação da fauna regional. Para tanto, foi disponibilizado parte do acervo anatômico do Projeto, oriundo do Laboratório de Anatomia Comparada e do Museu de Anatomia de Animais Silvestres da UFMT, possibilitando que a comunidade acadêmica e em geral do município pudessem contemplar, além de esqueletos de animais domésticos e de diversas espécies de animais silvestres da fauna regional, órgãos e sistemas corporais de animais de produção e companhia. A prefeitura disponibilizou transporte para os estudantes e professores, assim como o espaço físico para a realização da exposição. Foi montado um circuito unidirecional com diversas estações cujos materiais didáticos dos projetos (incluindo os órgãos e sistemas corporais) eram expostos e comentados por monitores. Ao longo do circuito, entre as estações, encontravam-se os esqueletos com suas placas informativas. O evento recebeu em torno de 2.000 visitantes, entre estudantes (público majoritário), professores e pessoas da comunidade em geral. Houve um grande interesse do público visitante e uma excelente interação entre esse e os monitores dos projetos, demonstrando o sucesso do evento. A criação desse tipo de ambiente não formal de educação ajuda a preencher as lacunas criadas pela falta de laboratórios nas escolas e de museus nas localidades do interior do estado.

PALAVRAS-CHAVE

Anatomia. Itinerante. Museu.