AÇÃO DO PROJETO BICHO POR DENTRO NO
MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES (2022)
1FLÁVIO DE REZENDE GUIMARÃES,2CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS,3DAVID MACIEL SANTOS NASCIMENTO 1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE flavio.r.guimaraes@bol.com.br
RESUMO
As atividades de extensão
tornam-se cada vez mais necessárias para a socialização, com as comunidades
externas, dos conhecimentos gerados nas universidades. Nesse sentido, o Projeto
Bicho por Dentro do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de
Mato Grosso (UFMT) participou, no município de Chapada dos Guimarães, durante o
período de 16 a 18 de agosto de 2022, de uma exposição multitemática sobre a
fauna regional, juntamente com outros projetos de extensão da UFMT e em
parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No evento, intitulado Mostra
de Projetos Integrados Pró-Pantanal, as ações do Projeto visaram incrementar o
aprendizado sobre a anatomia dos animais, despertar os jovens para a pesquisa e
sensibilizar a comunidade para a preservação da fauna regional. Para tanto, foi
disponibilizado parte do acervo anatômico do Projeto, oriundo do Laboratório de
Anatomia Comparada e do Museu de Anatomia de Animais Silvestres da UFMT,
possibilitando que a comunidade acadêmica e em geral do município pudessem contemplar,
além de esqueletos de animais domésticos e de diversas espécies de animais
silvestres da fauna regional, órgãos e sistemas corporais de animais de
produção e companhia. A prefeitura disponibilizou transporte para os estudantes
e professores, assim como o espaço físico para a realização da exposição. Foi
montado um circuito unidirecional com diversas estações cujos materiais didáticos
dos projetos (incluindo os órgãos e sistemas corporais) eram expostos e
comentados por monitores. Ao longo do circuito, entre as estações, encontravam-se
os esqueletos com suas placas informativas. O evento recebeu em torno de 2.000
visitantes, entre estudantes (público majoritário), professores e pessoas da
comunidade em geral. Houve um grande interesse do público visitante e uma excelente
interação entre esse e os monitores dos projetos, demonstrando o sucesso do
evento. A criação desse tipo de ambiente não formal de educação ajuda a
preencher as lacunas criadas pela falta de laboratórios nas escolas e de museus
nas localidades do interior do estado.