1Walkyria Krysthie Arruda Gonçalves Martins,2Aldalice Rodrigues Dias,3Luan Bastos Marques,4Edvalte José da Silva Neto,5Gabriel Quanz de Sant'Ana Barros,6Antonio Vitor da Fonseca Araújo 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO walkyria.martins@ufmt.br
RESUMO
A
assimilação dos conceitos na área da Eletricidade exige um grande esforço devido
às grandezas invisíveis. Nesse contexto, surge este projeto de extensão AnimaE que
fomenta a dinâmica do aprendizado através de animações gráficas em torno desse
conteúdo. Face à lacuna na graduação em engenharia no tocante a temas
como técnicas de filmagem, animação e edição de vídeos e comunicação/marketing,
a produção dos vídeos didáticos apresenta um desafio substancial. Diante disso,
este grupo de extensão vem compartilhar neste artigo a estratégia adotada que é
baseada na experiência de dois anos de sua existência. A metodologia consiste na
execução das etapas, a saber: ESCRITA DO ROTEIRO, onde o
roteirista delineia os fundamentos teóricos e experimentais as a serem
conduzidos para as animações e, ainda, redige o texto a ser narrado no áudio; GRAVAÇÃO
EM LABORATÓRIO em que, além de mostrar o funcionamento do experimento, preza-se
pelo layout da bancada, ambiente circundante e qualidade da iluminação; PRODUÇÃO
DAS ANIMAÇÕES; GRAVAÇÃO DO ÁUDIO; EDIÇÃO, onde
ocorre a unificação do material, dando forma ao vídeo final; 6)PUBLICAÇÃO
no YouTube; DIVULGAÇÃO, onde a equipe de comunicação divulga o vídeo nas
redes sociais, empregando estratégias para maximizar o alcance do conteúdo. Em
todas as etapas são feitas revisões por parte da coordenadora e, em alguns
casos, por outro professor convidado e especializado na área temática do vídeo.
Os resultados alcançados até agora expressam: 20 vídeos e 5 shorts publicados e
97 inscrições no canal do YouTube; 81 publicações e 334 seguidores no Instagram.
Quando comparados com os resultados levados à Mostra de Extensão de 2022, houve
um aumento considerável nos números recentes após melhorias implementadas na
produção de vídeos com experimentos e na estratégia de divulgação com Reels e Feed
na forma de Mosaico no Instagram. Em suma, verificou-se que, além do interesse
no conteúdo propriamente dito, o público-alvo, externo e interno à UFMT, também
é atraído pela estética e dinamicidade dos vídeos e estratégia de divulgação
nas redes sociais.