Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Pedagogia) em uma Escola de Cuiabá - MT: Recontos Cuiabanos
1Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,2Ana Marolina Carvalho de Paula,3Julia Maria Rossetti Rogerio,4Wagner Mônantha Sousa Morais,5Barbara Cortella Pereira 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA,4ORIENTADOR,5COORDENADOR AUTOR rubia.yatsugafu@ufmt.br
RESUMO
Este trabalho apresenta experiências de Recontos Cuiabanos em uma escola cuiabana, através de ação conjunta do PIBID-Pedagogia e do projeto de extensão UFMT com a Corda Toda em Rede, que tem como foco a articulação pedagógica de vários projetos desenvolvidos pela FCA e pelo IE. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado no Brasil em 2007 e tem como objetivo principal aprimorar a formação de professores em nível superior, proporcionando aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar desde cedo, por meio de atividades de iniciação à docência. Desde o seu lançamento, o programa busca integrar teoria e prática, aproximando os futuros professores das demandas e desafios reais da educação básica. Além disso, visa fortalecer a relação entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos, os docentes da escola e os professores formadores. A implementação do PIBID-Pedagogia na EMEB, no município de Cuiabá-MT, envolve algumas etapas essenciais, tais como, a organização do projeto precursor intitulado “Recontos Cuiabanos” - que viabilizou o trabalho com a literatura infantil e infanto-juvenil com as mais de 90 crianças que compõem as turmas dos 4º e 5º Anos, do período vespertino. A culminância da primeira etapa do projeto resultou na divulgação de livros literários produzidos com os estudantes e apresentados por eles para os mais de 250 alunos da unidade em um evento regado por muita alegria, diversão e enriquecido pelos trabalhos autorais que todos se debruçaram na produção ao longo de 8 semanas. A implementação do PIBID Pedagogia tem exigido a colaboração e o comprometimento de todas as partes envolvidas: acadêmicos, professores da IES, professor supervisor da escola e gestores da instituição. Juntos, temos contribuído para a melhoria da formação dos estudantes, desenvolvendo o senso de autoria e planejamento literário, além de potencializar a percepção de elementos presentes na cultura cuiabana.