Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

Educação, Inclusão de jovens e História: pensando o PRÓ-ENEM/história

1Ana Carolina da Silva Borges,2Matheus Henrique Matos Paixão,3Mariana Silva Mendes,4 Luan Fabricio Correa de Souza
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O objetivo do projeto de extensão Pró Enem História além promover aulas voltadas ao Enem para os estudantes de escolas públicas, Cuiabá e Várzea Grande, para um total de 170 estudantes, também serve na preparação dos estudantes de licenciatura pois aprendem na prática como é exercer a docência, como elaborar material didático, preparar uma aula, fazer o plano de aula, podendo assim ter uma experiência total do trabalho do professor. É feito a utilização de diversos recursos tecnológicos para elaboração das aulas, vídeos de plataformas digitais, planilhas, imagens, aplicativos de simulados, questões de vestibulares passados e dos Exames Nacionais do Ensino médio anteriores, utilização das redes sociais para divulgação dos nossos encontros e calendários, atividades e aulas. O projeto e seus colaboradores desenvolvem um papel muito importante dentro da sociedade acadêmico e externa porque democratiza o acesso à educação, e principalmente o acesso a um cursinho totalmente voltado para o Enem gratuito e de qualidade, além disso, colabora com o desenvolvimento político, crítico, intelectual e social dos jovens participantes. Muitos dos que participam do projeto conseguem ingressar no ensino superior, seja na universidade pública, privada ou técnico via vestibular, decidir qual curso fazer e conhecer o espaço da universidade antes mesmo de ingresso. Segundo os dados do próprio cursinho, no ano de 2019, 79 estudantes que participaram do cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensino Superior e destes, 56 são discentes da UFMT, no ano de 2022, 45 foram aprovados, sendo maioria na UFMT campus Cuiabá. A importância desse projeto para sociedade é incomparável, democrático e inclusivo

PALAVRAS-CHAVE

Educação, Inclusão de jovens e História