Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2023 Edição: 14 ISSN: 2594-5106

AÇÕES ITINERANTES DO PROJETO BICHO POR DENTRO NO ANO DE 2022

1FLÁVIO DE REZENDE GUIMARÃES,2Larissa Sabino Pinho Moura,3Carlos Eduardo Pereira dos Santos,4Marciel Becker
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4DOCENTE
flavio.r.guimaraes@bol.com.br

RESUMO

As universidades precisam ampliar seu público alvo. Não basta atender os acadêmicos que frequentam seus corredores, mas também as comunidades externas, desde aquelas no seu entorno até as mais interioranas. O Projeto Bicho por Dentro da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem objetivado, por meio de ações itinerantes, proporcionar, com seu acervo anatômico de animais domésticos e silvestres (composto por esqueletos e órgãos de diversas espécies), um ambiente museológico e laboratorial de apoio ao ensino da anatomia animal para comunidades que não tem acesso à UFMT, estimulando o interesse científico dos estudantes e despertando a consciência para a preservação da fauna regional. Nesse sentido, junto com outros projetos de extensão da UFMT (“Bio na Rua” e “ZooAÇÃO”) e por meio de parcerias com instituições ligadas ao ensino, de alguns municípios do estado, o Projeto participou de várias ações itinerantes no ano de 2022. Em Cáceres, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, participou de um evento de três dias para um público aproximado de 2.000 estudantes do ensino básico. No Distrito de Mimoso (município de Santo Antônio de Leverger), em uma ação de dois dias no Memorial Cândido Rondon, atingiu um público diversificado de 310 visitantes. Na Chapada dos Guimarães, numa ação de três dias, integrou uma exposição com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a qual recebeu em torno de 2.000 estudantes. Em Cuiabá, na 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visitada por 1939 visitantes, dos quais 1.618 eram estudantes, o projeto lá estava com uma exposição de esqueletos de animais silvestres. Em uma exposição de dois dias, no Instituto da Língua Inglesa em Cuiabá, um público aproximado de 900 pessoas foi alcançado, entre estudantes e pessoas da comunidade em geral. As ações itinerantes têm permitido alcançar um público maior e regionalmente mais distribuído, tornando-se uma importante ferramenta de apoio para auxiliar comunidades carentes em recursos pedagógicos, principalmente aquelas do interior.

PALAVRAS-CHAVE

Anatomia. Exposição. Museu.