AÇÕES ITINERANTES DO PROJETO BICHO POR DENTRO NO
ANO DE 2022
1FLÁVIO DE REZENDE GUIMARÃES,2Larissa Sabino Pinho Moura,3Carlos Eduardo Pereira dos Santos,4Marciel Becker 1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4DOCENTE flavio.r.guimaraes@bol.com.br
RESUMO
As
universidades precisam ampliar seu público alvo. Não basta atender os
acadêmicos que frequentam seus corredores, mas também as comunidades externas,
desde aquelas no seu entorno até as mais interioranas. O Projeto Bicho por Dentro da Faculdade de
Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem
objetivado, por meio de ações itinerantes, proporcionar, com seu acervo
anatômico de animais domésticos e silvestres (composto por esqueletos e órgãos
de diversas espécies), um ambiente museológico e laboratorial de apoio ao
ensino da anatomia animal para comunidades que não tem acesso à UFMT, estimulando
o interesse científico dos estudantes e despertando a consciência para a
preservação da fauna regional. Nesse sentido, junto com outros projetos de extensão
da UFMT (“Bio na Rua” e “ZooAÇÃO”) e por meio de parcerias com instituições
ligadas ao ensino, de alguns municípios do estado, o Projeto participou de
várias ações itinerantes no ano de 2022. Em Cáceres, com apoio da Secretaria
Municipal de Educação, participou de um evento de três dias para um público aproximado
de 2.000 estudantes do ensino básico. No Distrito de Mimoso (município de Santo
Antônio de Leverger), em uma ação de dois dias no Memorial Cândido Rondon, atingiu
um público diversificado de 310 visitantes. Na Chapada dos Guimarães, numa ação
de três dias, integrou uma exposição com apoio da Secretaria Municipal de
Educação, a qual recebeu em torno de 2.000 estudantes. Em Cuiabá, na 19º Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia, visitada por 1939 visitantes, dos quais 1.618
eram estudantes, o projeto lá estava com uma exposição de esqueletos de animais
silvestres. Em uma exposição de dois dias, no Instituto da Língua Inglesa em
Cuiabá, um público aproximado de 900 pessoas foi alcançado, entre estudantes e
pessoas da comunidade em geral. As ações itinerantes têm permitido alcançar um
público maior e regionalmente mais distribuído, tornando-se uma importante
ferramenta de apoio para auxiliar comunidades carentes em recursos pedagógicos,
principalmente aquelas do interior.